E-SPORTS NEWS REFLEXÕES AFK

Você sabe o que é um Jogo?

         Você já parou para pensar o que faz de um jogo um “Jogo”?  Se formos olhar para a definição comum da palavra, ela quer dizer passatempo, divertimento, e mesmo existindo tantos tipos diferentes de jogos (falaremos sobre isso em outro texto) todos eles reúnem algumas características semelhantes: Meta, Regras, Sistema de Feedback e Participação voluntária.

         Esses elementos observados podem nem sempre ser explícitos, mas sempre estão presentes.

            Meta: Seria o porquê de jogar, a razão em si. Provavelmente você deve ter pensado “eu jogo pra passar raiva”, mas não é só por isso que você joga. Você joga, por exemplo, pra derrotar um adversário, vencer um desafio, ser melhor que o amiguinho, ou outras coisas nesse sentido, não é verdade? Vale destacar que Meta não é apenas um objetivo final, já que a Meta nem sempre é alcançada, pois não dá para ganhar todas as partidas né? (embora aparentemente seja possível perder todas hahaha).

            Regras: Servem para promover o equilíbrio (ou ao menos tentar) entre a tarefa e a dificuldade. Regras estimulam o pensamento estratégico e definem como o jogador se comportará (mesmo que o sistema de report nem sempre seja o ideal).

            Feedback: O Feedback serve pra informar aos jogadores seu progresso, além de motivá-los constantemente (meu ranking não me motiva muito, e o de vocês?). De qualquer forma, seu ranking, suas estatísticas, medalhas, tudo isso faz parte desse sistema.

            Participação Voluntária: Em qualquer tipo de game o jogador aceita jogar, aceita as regras, as metas e a mecânica do jogo (sem essa de meu amigo me obrigou a jogar tá?). Só existe a possibilidade de um bom jogo quando os jogadores estão dispostos a seguir o que foi proposto por ele (ouviram hackers e trolls?).

            Outros aspectos dos Jogos seriam: interatividade, gráficos (ah os gráficos), narrativa, ambiente, etc. Mas esses são apenas características do jogo em si, eles apenas apresentam ao jogador os elementos já pontuados.

            Agora que você já sabe os elementos de um jogo, você acha que consegue reparar onde eles se encontram nos seus Games favoritos? Conte pra gente nos comentários.



Curta a página da Paradoxal News no Facebook: Paradoxal News


Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.