E-SPORTS NEWS REFLEXÕES AFK

Gamers Sedentários

        A maioria dos jovens de hoje em dia já ouviu coisas como: “você não sai desse computador” ou “para de jogar um pouco e vai sair de casa”, não é verdade? Algumas pessoas e parte da mídia fazem parecer que os Jogos e a tecnologia de uma forma geral são os maiores inimigos da vida saudável. Bem, não vamos ser hipócritas e dizer que nunca ficamos em casa por conta de um Game, não é?

          Porém, nossos queridos jogos vêm sendo usados como bode expiatório para diversos problemas, tanto de saúde física quanto mental. No caso da obesidade, por exemplo, vários fatores contribuíram para o seu crescimento nos últimos anos: aumento do uso de carros/motos, rotina mais corrida da população nas cidades (faltando tempo para atividades físicas), além do aumento do consumo de produtos industrializados (que contém elevados níveis de açucares, gorduras, dentre outros ingredientes). Acredita-se que quase metade da população brasileira possa ser considerada sedentária e claramente é um problema de saúde pública. Porém, será que metade da população do país é gamer?

          Bem, eu gostaria de encerrar essa reflexão com uma história pessoal: sempre fui uma pessoa sedentária, tenho asma e problemas de circulação nas pernas. Então, coisas como caminhar, me exercitar, etc nunca estiveram entre minhas atividades favoritas. Porém, de um tempo pra cá isso mudou, e sabem qual o motivo? Sim, os jogos baseados em GPS! No meu caso, o famoso Pokémon Go (sim, jogo até hoje) e Ingress, que jogo com minha mãe e Irmã mais nova. Graças a esses jogos saímos varias vezes durante a semana para jogar, meu fôlego e minha respiração já estão consideravelmente melhores, além de minhas pernas não doerem mais. Sem contar o mais importante: o prazer de fazer algo que eu gosto em família.

          Não só os Games baseados em GPS podem ajudar contra o sedentarismo. Quem aqui conhece o Wii? E os controles baseados em movimento dos consoles? Diversos jogos baseados em movimento já existem, outros tantos, inclusive em VR vem sendo desenvolvidos e lançados. Então eu pergunto: não seria o caso de usarmos os games como aliados da saúde física e emocional em vez de culpá-los por problemas da nossa sociedade atual?

          Vocês conhecem ou jogam algum Game que ajude na saúde física? Qual?



Curta a página da Paradoxal News no Facebook: Paradoxal News


Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Anúncios