E-SPORTS NEWS MOBILE GAMES

Conheça Rafael “Retinado”, o fenômeno de 10 anos do E-Sports Mobile.

Fala 3 linguas, atingiu o ranking Mestre no Arena of Valor, e se tornou atleta oficial da GeO E-Sports.

Parece o perfil de um jovem de 20 e poucos anos, mas estamos falando de Rafael “Retinado”, o garoto de Santa Catarina que, com apenas 10 anos de idade, já possui um currículo invejável no E-Sports Mobile.

Vivemos um tempo onde adolescentes que, num passado não muito distante estariam sonhando em ser jogadores de futebol, mas hoje se enchem de esperanças em se tornar um tipo diferente de atleta, o atleta de jogos eletrônicos, mais conhecidos como Atletas de E-Sports.

Jogos como League of Legends, Counter-Strike e Dota 2 tem revelado todos os anos vários talentos. Garotos de 15 a 17 anos que possuem uma inteligência fora do normal e são capazes de elevar o nível dos jogos onde atuam. Com Rafael “Retinado” seguimos na mesma linha, a única diferença é que isso aconteceu com apenas 10 anos de idade.
IMG_6250

Assim como atletas mirins no futebol, Retinado conta com o apoio e supervisão do seu pai, Eduardo, que acima de tudo foi um dos incentivadores a entrada no mundo dos e-sports.

Em poucos meses jogando o Moba* Arena of Valor, disponível para plataforma Mobile, Retinado atingiu o Ranking mais alto do game e esta no Top 150 no servidor que abrange toda a América Latina. Alem disso, Retinado já teve partidas suas comentadas por Streamers Internacionais como “abrownbag” (veja o video aqui) e já faz parte do grupo de Atletas (como atleta mirim) da maior equipe de Arena of Valor do Brasil, a GeO E-Sports – Retinado inclusive ja jogou a Valor Cup (campeonato interno do Arena of Valor) junto com o time principal da GeO E-Sports.

Assim que Retinado foi anunciado como jogador da GeO, sua popularidade explodiu na comunidade do jogo mobile e, mais uma vez com incentivo do seu pai, Retinado abriu um canal no Youtube que hoje já conta com mais de 5.500 inscritos.

Pra conhecer melhor o Retinado e como ele se tornou um fenômeno do Arena of Valor e do E-Sports Mobile no Brasil, conversamos com o próprio Rafael e seu Eduardo. Confira a entrevista abaixo:

PARADOXAL NEWS (PN): Eduardo (Pai), antes de mais nada, conta pra gente quem é o Rafael, e fala também um pouco de você e como vocês enxergam o e-sports.

Eduardo (Pai): Primeiro sobre o Rafael. Ele tem um perfil Low Profile / Discreto, mas se dá bem com todos os colegas e todos o adoram pois aprendeu a respeitar a todos.
Muito inteligente, Rafael fala português, inglês e alemão, além de estudar Francês e Mandarim. Otimo aluno, educado e justo, tem um grande senso de responsabilidade.

retinado e pai
Eduardo e Retinado visitando a Gaming House da GeO E-Sports, em Guarapari-RJ.

Otimo jogador de Futebol, joga como volante no time do Orlando City da nossa cidade.
Rafael e fã de e-sports desde muito novinho. Jogava vários jogos desde cedo como Fifa, Rocket League, Pokemon Go e Clash Royale, até entrar para o mundo dos Mobas.
Eu (Eduardo) sou medico oftalmologista. Dirijo uma instituição filantrópica que faz tratamentos gratuitos na população vulnerável e acredito nos E-Sports, assim como esportes convencionais, como maneiras alternativas de desenvolvimento para toda criança e adolescente, alem claro da educação como um todo.

PN: Como o Retinado conheceu o Arena of Valor e o que fez gostar do jogo?

Retinado: Escutei falar do AOV pelo Douglas GeO. O jogo foi lançado em época de férias, eu tinha tempo. No verão dediquei-me a estudar muito o jogo.​ Alem do “abrownbag”, eu procurava na internet tudo de que havia no youtube com as palavras “garena”, “arena of valor” e “asia”, e visitava e lia os sites e blogs do exterior. Comecei a conhecer os times asiáticos it bacon city, JT, SMG. Vi que os times asiáticos jogavam muito diferente do que estávamos jogando. Gostei muito do jogo porque é rápido e divertido.​ Como jungler (função no jogo que joga na selva), preciso no inicio do jogo fazer movimentos muito rápidos e certos, para que consiga chegar na primeira lane (rota) forte e rapidamente, e isto me deixa muito empolgado. Um jungler forte ajuda muito o time.
Eduardo: O Rafael se apaixonou pelo jogo desde o primeiro dia. A visão de mapa é muito importante neste jogo e acredito que ele gosta disto. Ele também é rápido de raciocínio, e isto o ajuda; às vezes ele é rápido até demais (rs). A alegria dele em aprender novas estratégias, em poder discutir as fraquezas e forças de heróis, os cálculos que ele faz, isto deixa minha esposa e eu muito felizes. Se ele está feliz, nós estamos felizes.

PN: Garotos da sua idade normalmente jogam apenas de vez em quando. Você, ao contrário da maioria, se dedicou ao jogo e acompanha o cenário competitivo. Quando você começou a prestar atenção no eSports e por que este envolvimento?

Retinado: ​Eu amo o jogo, então ficar muitas horas estudando e ​assistindo video é a melhor coisa para mim. Sempre gostei de eSports, joguei desde minecraft, um pouco de Overwatch, FIFA, Rocket League, Clash Royale. No AOV, eu fui atingindo elos altos desde o inicio do ano e isto também me estimulou.
Eduardo: ​No inicio do ano, quando vi que o Rafael estava realmente envolvido com o jogo, entrei em contato com o Douglas e falei do elo que o Rafael estava na época. Logo depois ele agendou um treino do Rafael com o time e eles se entenderam muito bem. Desde lá tem sido um convívio fantástico de aprendizado para o Rafael e desde então só aumentamos mais nossa amizade com o time da GeO. ​O AOV no Brasil está crescendo rápido e graças ao Douglas e outros grandes produtores de conteúdo, e felizmente ja há vários campeonatos para acompanharmos.​

PN: Há poucos meses atrás você foi anunciado como Player Mirim da GeO eSports. Como tem sido a experiência ​jogar com o pessoal mais velho?

Retinado: Todos os jogadores, o Lycan, o NoMercy, o Shaka, o Angra, o Metal, o Adol, o Douglas, e o técnico o Mithy, eles sempre foram muito legais comigo, e me dão muita oportunidade. Eu ainda não estou no nível deles, mas estou tentando cada dia melhorar meu jogo. Eu agradeço muito tudo o que eles me ensinaram, eles são pessoas muito boas.

brownbag
Youtube e Streamer Americano, “abrownbag” analisando partida do Rafael “Retinado”.

Eduardo: O Rafael não é um jogador profissional, ele é somente um membro mirim do time em fase de aprendizado. Tanto o Rafael quanto eu estamos bem tranquilos e felizes com a posição dele no time e felizes com as oportunidades. Por exemplo, ele já jogou alguns jogos da Valor Cup, o que é uma oportunidade muito boa para uma criança. Mas precisamos deixar claro que ele não está no mesmo nível que esses que consideramos GIGANTES do MOBA e do eSports do Brasil e do Mundo: o Lycan, o NoMercy, o Shaka, o Angra, o Metal, o Adol, e o Mithy. O Douglas GeO e todo o time estão muito focados no treinos para pensar em sonhos altos, e queremos muito ajudá-los também

PN: Como você faz para organizar o tempo entre o Arena of Valor e outras atividades como a escola, brincar, entre outras?

Rafael: Eu sempre coloco o estudo, deveres na escola e família acima do jogo. Tenho horários bem certos para jogar, estudar, brincar, descansar, dormir. Um dia por semana eu não posso jogar para descansar.
Eduardo: O Rafael tem um senso de responsabilidade incrível. Ele mesmo controla sua agenda, seu horário, com nossa ajuda. Entre domingo e quinta, sempre as 21 horas, ele desliga tudo e vai para a cama dormir. Ele também nunca joga mais que três jogos seguidos pois sente que não rende bem e fica cansado mentalmente. Eu ajudo ele no canal para que ele não fique sobrecarregado.

PN: Depois de ser anunciado como Player Mirim da GeO E-Sports, voce acabou conseguindo muitos seguidores que tentam entender como um garoto de 10 anos consegue ser tao bom no jogo. Qual o seu segredo?

Retinado: Eu tento estudar o máximo possível, e assistir vídeos dos profissionais, dando muitos replays para entender o posicionamento de cada um, habilidades escolhidas, este tipo de coisa. O Mithy (Tecnico da GeO E-Sports) tem sido muito importante para mim como coach, sempre me dá lições para estudar; além do meu pai, que a qualquer hora do dia fica me perguntando detalhes de qualquer um dos itens da build, tempo de rotações, que eu preciso saber (meu pai pede para decorar – risos).

PN: Por que você decidiu abrir esse canal do youtube focado no AOV?

Retinado: Eu queria ajudar o Douglas, o Akumoto, o Joker, o JefOliver e outros produtores de conteúdo do jogo a trazer informações para a comunidade pois Arena of Valor é um jogo com muitos detalhes.

retinado-ensinando
Retinado “dando aula” de Arena of Valor.

A ideia do canal começou no começo do ano após o lançamento do jogo. AOV é totalmente diferente de outros MOBAs, pois é muito rápido, farm é muito importante, e a visão e domínio de mapa são muito importantes. Por isto que o meta de AOV é de Roaming, pois o mapa é menor e todos os jogadores precisam cobrir o mapa todo, ao invés de só um local.
Eduardo: O Rafael estava querendo ajudar a comunidade brasileira a entender a mecânica do jogo correta no inicio do ano. Ele agora está muito feliz de ver que conseguiu ajudar um pouquinho os produtores de conteúdo a trazer o meta asiático para o servidor LATAM. Hoje em dia há fartura de informação, já temos até campeonatos LATAM no streamcraft organizado por GIGANTES da narração de eSports: Douglas, Kaizera, Laur, Joker, e Chris Shang; é impressionante a qualidade das narrações e comentários deles, alto nível!!! Eles estão de parabéns.

PN: Com tanta gente acompanhando você, já podem ter aparecido criticas, e provavelmente aparecerão muitas criticas mais, como você pretende lidar com esta responsabilidade?

Retinado: Eu não me importo com as críticas sobre o Retinado, não é necessário pensar nelas.
Eduardo: O Rafael e eu conversamos bastante, e expliquei que as críticas ao youtube e ao jogador não eram pessoais. Ele está muito feliz em poder acompanhar a comunidade de AOV no Brasil.

PN: Você já esteve na GameHouse da GeOeSports. Como foi?

Retinado: ​Meu pai e eu estivemos na GH da GeOeSports nestes dias, durante o campeonato mundial. Assistir o campeonato mundial ao lado dos melhores players de AOV do Brasil como Lycan, Metal, Angra, Mithy, NoMercy, Shaka, Adol,​ e o próprio Douglas, foi muito bom. Que momento especial na minha vida! Passei quase 3 dias lá, e ao contrário do que achava, não jogamos muito. Mas foi muito bom, pois conversamos muito sobre o jogo e como é ser um atleta de eSports. Meu Pai exigiu que eu preparasse um relatório da viagem, e fiz um texto com a lista de todos os aprendizados na GH.Eduardo: Eu acompanhei o Rafael na GH por quase 3 dias. Foi um final de semana fantástico. Pudemos compartilhar nossas experiências de vida e os atletas passaram muitas dicas para o Rafael, tipo build, posicionamento, etc.

PN: O que você pretende com o AOV? Sendo tão novo, voce ainda tem muito tempo. Qual a sua meta como jogador ?

Retinado: Eu não penso no futuro longe, eu estou feliz onde estou e aproveitando o jogo. Só o tempo dirá onde vou chegar, agora eu não tenho a minima ideia.
Eduardo: O Rafael as vezes fala que quer ser médico oftalmologista, as vezes sonha e jogar campeonatos de AOV. Como ele ainda é muito novo, estamos tranquilos. O mais importante é que ele está indo muito bem na escola, com notas muito altas ou máximas, e está feliz.

geo-retinado
Rafael “Retinado”, agora com a Sigla do time GeO E-Sports no seu nick.

PN: Você agora tem um carinho e admiração imensos pela comunidade de AOV: pode nos deixar uma mensagem final?

Retinado: Eu não sou jogador profissional, mas preciso me comportar como um, e tenho responsabilidades de treinamento e de postura. Eu procuro sempre dar o meu melhor durante as partidas, antes e depois. Se eu erro em alguma atitude, eu peço desculpas, pois não quero decepcionar e nem atrapalhar ninguém. Agradeço muito o Douglas, o Mithy, os jogadores da GeO, o Akumoto, os amigos do Grupo do Facebook Arena of Valor Brasil; muito obrigado a todos pelo estímulo e ajuda, um abraço a todos!
Eduardo: O Rafael é muito grato por tudo e por todos. A comunidade de AOV é fantástica, estamos conhecendo muitas pessoas muito legais. O jogo, os MOBAS e o eSports devem crescer muito nos próximos anos. Assim como o Douglas Geo, eu acredito no eSport como forma de transformação social e oportunidade de fazer as crianças e adolescentes melhores seres humanos. O importante para o Retinado e para mim é fazer novos amigos, nos divertir, e sempre dar o nosso melhor. Obrigado.

Para acompanhar o Rafael “Retinado” e conhecer mais sobre ele e o jogo Arena of Valor, acesse canal do Youtube clicando aqui.



Curta a página da Paradoxal News no Facebook: Paradoxal News


Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Anúncios