E-SPORTS NEWS REFLEXÕES AFK

A vida não é só Jogar

          Você que está lendo ai provavelmente já ouviu essa expressão não é mesmo? Você sabia que existem pessoas empenhadas em transformar vários aspectos da nossa vida em um jogo? Isso de chama Gamificação “Gamification”, é uma estratégia que utiliza elementos do jogo em outras atividades, o objetivo é estimular o engajamento e o envolvimento das pessoas. Você provavelmente já reparou que alguns aplicativos oferecem sistema de níveis, medalhas, pontuações, etc, não é mesmo? Pois bem, isso são elementos de Games, os usuários recebem recompensas por determinadas tarefas que são do interesse da empresa, como: avaliar os produtos/serviços, divulgação, etc. Não só os consumidores entram na estratégia de Gamificação, empresas aplicam esse tipo de estrutura para seus funcionários, escolas aplicam esse sistema em alunos, e ele é utilizado até mesmo por governos: uma cidade oriental instalou um sistema de pontos e recompensas aos bons motoristas.

          Essa tática costuma funcionar muito bem pois somos competitivos (ah vá) e cooperativos (alguns de nós), o gosto das pessoas por redes sociais também facilita esse tipo de sistema, já existe uma disposição natural.

          Vejam essa tabela que compara alguns elementos no ambiente de trabalho tradicional e em um Jogo.

tabela

Fonte: Livro Gamification MJV (2013).

 

          Que aspectos de jogos vocês podem observar nas situações do dia a dia?



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.