Seguindo o tutorial, no ultimo post falamos sobre placa-mãe e o que você deve ter em mente na hora de escolher a sua de acordo com o processador escolhido. Para você que não leu, segue o link:
Tutorial básico PC Gamer: Placa-mãe
E hoje falaremos sobre memória-ram. Primeiro temos que explicar o que significa “RAM”, que vem do inglês Random Access Memory, ou seja, memória de acesso aleatório. De forma prática a memoria-ram recebe as informações do HD e as armazena temporariamente, disponibilizando este conteúdo ao processador para execução.
Existem vários tipos de memória-ram, porém o modelo da sua placa mãe vai dizer qual tipo de memoria você deve escolher, a frequência em Mhz e também qual o tamanho máximo em GB suportado.
A maioria das placas-mãe possuem uma tecnologia chamada “Dual Channel” que permite que a capacidade de comunicação entre pares de memória trabalhem simultaneamente e em conjunto. O comum das memorias é trabalhar com a incrível quantidade de 64bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128bits. A nível de comparação, nem preciso dizer que trabalhar com 128 bits é muito melhor do que com 64, certo?! Muitos fabricantes utilizam cores diferentes em seus slots justamente para ajudar o usuário a utilizar este recurso, logo basta colocar cada memoria na mesma cor. Como mostra o exemplo abaixo, coloque as duas memorias nas cores vermelha ou as duas nas cores preta.

Em geral, quanto mais memória seu computador tiver em conjunto com um bom processador, mais rápido ele será. O mínimo recomendável para um computador gamer hoje em dia é 8GB.
Uma dica a ser levada em consideração na hora de montar um computador e escolher a memória é pensar a longo prazo. Se você quiser ter um computador com 16GB de memoria porém seu orçamento está curto para adquirir tudo de uma vez, te aconselho a primeiro comprar uma memoria de 8GB e no futuro comprar outra memoria idêntica de 8GB para usar o recurso Dual Channel e assim utilizar ao máximo a performance que elas podem oferecer. É bem mais vantajoso do que comprar uma memória de 16GB e abrir mão do dual channel. Essa estratégia ainda pode te salvar no futuro, pois caso um “pente” de memória queime, você ainda terá outro pra usar enquanto substitui o danificado. Assim não será necessário gastar dinheiro de forma imediata para comprar outro “pente” e também não ficará impedido de usar o PC enquanto a nova memória não chega. Isso foi exatamente o que eu fiz: primeiro comprei uma memória de 8GB da Corsair, modelo Vengeance DDR3 1600 e um tempo depois juntei uma grana e adquiri outra memoria do mesmo modelo.
Quanto às marcas, o que falei sobre as placas-mãe se aplica aqui também. Comprando de uma marca renomada e já conhecida no mercado, você não terá muitos problemas.
Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!