E-SPORTS NEWS GEEK ZONE

Tutorial básico PC Gamer: Memória-Ram

Seguindo o tutorial, no ultimo post falamos sobre placa-mãe e o que você deve ter em mente na hora de escolher a sua de acordo com o processador escolhido. Para você que não leu, segue o link:

Tutorial básico PC Gamer: Placa-mãe

E hoje falaremos sobre memória-ram. Primeiro temos que explicar o que significa “RAM”, que vem do inglês Random Access Memory, ou seja, memória de acesso aleatório. De forma prática a memoria-ram recebe as informações do HD e as armazena temporariamente, disponibilizando este conteúdo ao processador para execução.

Existem vários tipos de memória-ram, porém o modelo da sua placa mãe vai dizer qual tipo de memoria você deve escolher, a frequência em Mhz e também qual o tamanho máximo em GB suportado.

A maioria das placas-mãe possuem uma tecnologia chamada “Dual Channel” que permite que a capacidade de comunicação entre pares de memória trabalhem simultaneamente e em conjunto. O comum das memorias é trabalhar com a incrível quantidade de 64bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128bits. A nível de comparação, nem preciso dizer que trabalhar com 128 bits é muito melhor do que com 64, certo?! Muitos fabricantes utilizam cores diferentes em seus slots justamente para ajudar o usuário a utilizar este recurso, logo basta colocar cada memoria na mesma cor. Como mostra o exemplo abaixo, coloque as duas memorias nas cores vermelha ou as duas nas cores preta.

DDR3_RAM_slots_–_dual_channel-top_oblique_PNr°0302.jpg
Modelo de placa-mãe com diferença de cores para diferenciar o recurso Dual Channel

Em geral, quanto mais memória seu computador tiver em conjunto com um bom processador, mais rápido ele será. O mínimo recomendável para um computador gamer hoje em dia é 8GB.

Uma dica a ser levada em consideração na hora de montar um computador e escolher a memória é pensar a longo prazo. Se você quiser ter um computador com 16GB de memoria porém seu orçamento está curto para adquirir tudo de uma vez, te aconselho a primeiro comprar uma memoria de 8GB e no futuro comprar outra memoria idêntica de 8GB para usar o recurso Dual Channel e assim utilizar ao máximo a performance  que elas podem oferecer. É bem mais vantajoso do que comprar uma memória de 16GB e abrir mão do dual channel. Essa estratégia ainda pode te salvar no futuro, pois caso um “pente” de memória queime, você ainda terá outro pra usar enquanto substitui o danificado. Assim não será necessário gastar dinheiro de forma imediata para comprar outro “pente” e também não ficará impedido de usar o PC enquanto a nova memória não chega. Isso foi exatamente o que eu fiz: primeiro comprei uma memória de 8GB da Corsair, modelo Vengeance DDR3 1600 e um tempo depois juntei uma grana e adquiri outra memoria do mesmo modelo.

Quanto às marcas, o que falei sobre as placas-mãe se aplica aqui também. Comprando de uma marca renomada e já conhecida no mercado, você não terá muitos problemas.



Curta a página da Paradoxal News no Facebook: Paradoxal News


Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Anúncios