E-SPORTS NEWS OVERWATCH PC GAMES PS4 XBOX

Tudo sobre Overwatch: Um FPS diferenciado

Overwatch é um jogo de FPS multiplayer desenvolvido pela famosa Blizzard. Ele é diferente de outros games do mesmo gênero mais famosos (como CS ou PUBG), pois além de seu gráfico diferenciado, os personagens possuem habilidades únicas e são divididos por classes (assim como em MOBAs e MMORPGs). Além disso, Overwatch requer estratégias diferentes de acordo com cada mapa. Com isso, muitas pessoas que não são tão chegadas no gênero de jogos de tiro em primeira pessoa, acabam se interessando pelo jogo.

História

A história de Overwatch se passa no futuro, após a crise global, colocando a humanidade sob ameaça da Inteligência Artificial “Omnic”, levando a revolta dos robôs em todo mundo e gerando conflito global. Então, para acabar com esse conflito surgiu a Overwatch (uma força-tarefa internacional formada pelas nações unidas para proteger a humanidade e por fim a crise). Nos anos seguintes, a Overwatch se manteve como força de pacificação, porém, após diversos incidentes em todo mundo, somadas a acusações de corrupção e atividades criminosas, as pessoas passaram a desconfiar dos membros da Overwatch. Até que um dia, a sede da Overwatch é destruída, aparentemente devido a um acidente. O ataque tira a vida do líder da organização, Jack Morrison, e do segundo em comando, Gabriel Reyes (hoje sabemos que, ao que tudo indica, Morrison e Reyes são o Soldado 76 e Reaper, respectivamente). Depois disso, a força-tarefa é finalmente dissolvida.
Alguns acreditam que a causa da queda da Overwatch esta na verdade ligada a uma conspiração elaborada por aqueles que queriam ver o fim da organização, embora não confirmado oficialmente pela ONU.

 

Curiosidade: Se você gosta de acompanhar histórias em quadrinhos, e também das histórias da Blizzard, existem hqs contando a origem de alguns personagens eetambém existem animações incríveis contando novos detalhes da história. Além de diversos Easter Eggs nos mapas dos jogos e skins dos personagens incluindo referências a outros jogos da Blizzard. Os curtas e os quadrinhos estão disponíveis em: https://playoverwatch.com/pt-br/media/

 

Objetivo

Diferente da maioria dos jogos FPS, o que manda em Overwatch não é apenas o número de kills. Trata-se de um jogo onde estratégia conta muito e, dependendo do mapa, o objetivo é diferente (seja capturando o ponto, levando o payload, defendendo o payload). São diversas condições e estratégias especificas para garantir a vitória.

img2

(Fonte: PlayOverwatch)

Personagens/funções:

Tanque: São os que fazem a frente, que tem mais pontos de vida e destroem posições fortificadas.

tank

(Fonte: Interface do jogo 05/09/18)

Dano: São os responsáveis por atacar e eliminar os inimigos.

dano

(Fonte: Interface do jogo 05/09/18)

Suporte: São os que protegem e fortalecem seus aliados, dando buffs à equipe e/ou enfraquecendo o inimigo.

sup

(Fonte: Interface do jogo 05/09/18)

Modos de jogo:

Se você nunca jogou, recomenda-se começar pelo tutorial.

Campo de treinamento: é uma área de treinamento e teste de habilidades contra robôs de treinamento.

Jogar/Praticar vs. IA: é um modo contra adversários controlados por IA, indicado para testar mapas diferentes e aprender como cada herói funciona.

Jogo rápido: onde você enfrenta jogadores com o mesmo nível de habilidade, indicado para se preparar antes de começar os competitivos.

Arcade: Partidas diferenciadas, com equipes de diversos tamanhos, regras sazonais e recompensas semanais.

Jogo competitivo: onde você compete contra outros jogadores para subir no ranking (é exigido no mínimo nível 25 no jogo).

Jogo personalizado: você pode mudar as regras do jogo e criar o seu próprio modo de jogo (desabilitando alguns personagens, aumentando ou diminuindo recarga de habilidades, ativar apenas uma habilidade, entre outros).

modo1

modo2

(Fonte: Interface do jogo 05/09/18)

Progredindo no Overwatch:

Conforme você vai jogando Overwatch, você sobe de nível, e cada vez que sobe de nível ganha uma loot box, onde vem skins, falas, sprays e ícones dos personagens. Você pode ver os itens de cada herói na “Galeria de heróis”, alguns itens são sazonais, ou seja, apenas em épocas de eventos eles são liberados com chance de cair nas loot box, já outros você tem a chance de desbloquear conforme vai jogando e adquirindo as loot box.

Molduras de retratos / bordas: Diferente dos “elos”/divisões (que só alcançamos as posições com partidas competitivas), sua moldura de retrato se altera à cada 10 níveis e a cada 100 níveis você ganha uma estrela (ou seja, se uma pessoa estiver level 4 com uma estrela, quer dizer que ela esta no 104), e a cada 5 estrelas você muda da de borda (bronze, prata, ouro, platina).

 

imgborda

(Fonte: PlayOverwatch)

 

Sistema de divisão (“elo”): A divisão (ou elo) é o título dado à uma determinada classificação de habilidade, as classificações de habilidades são os pontos que você consegue jogando as partidas competitivas. As divisões e classificações de habilidades são:

Bronze: de 1 à 1499 de classificação;

Prata: de 1500 à 1999 de classificação;

Ouro: de 2000 à 2499 de classificação;

Platina: de 2500 à 2999 de classificação;

Diamante: de 3000 à 3499 de classificação;

Mestre: de 3500 à 3999 de classificação;

Grão-mestre: de 4000 à 5000 de classificação;

Top 500: os melhores players da região;

img3

(Fonte: PlayOverwatch)

Além disso, com os pontos competitivos, você pode adquirir armas douradas, elas não influenciam em nada na gameplay, porém esteticamente deixa o design da arma maravilhoso.

imgf

(Fonte: PlayOverwatch)

O modo competitivo/ranqueado de Overwatch é dividido em temporadas, ou seja, são quatro temporadas espalhadas ao longo do ano, durante o período da temporada os jogadores podem aumentar sua classificação de habilidade e sua posição no ranking. Ao término dela, tudo isso será resetado.

Por fim, seja sozinho ou com os amigos, Overwatch é uma ótima opção de diversão. Apesar de se classificar como FPS, ele agrada diversos públicos, devido à sua versatilidade (estratégias para cumprir os objetivos do jogo, personagens com skills específicas, eventos, entre outros). Vale a pena testar.

Se você se interessou pelo jogo e quer ver como é a jogabilidade, abaixo colocamos um vídeo de apresentação do jogo para conferirem melhor.

(Fonte: PlayOverwatch)


Curta a página da Paradoxal News no Facebook: Paradoxal News


Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Anúncios