E-SPORTS NEWS REFLEXÕES AFK

Como evitar golpes por compras na internet?

Algumas práticas para adotar ao comprar online!

Essa semana muita gente que comprou os jogos e bundles especiais de Pokémon e Smash Bros. na pré-venda, acabou tendo uma dor de cabeça de brinde. No post anterior foi explicada a situação e foi aconselhado alguns poucos cuidados ao se tomar na hora de fazer compras online.

Mas então, como fazer para comprar em segurança? Segue aqui algumas dicas:

  1. Mesmo em lojas grandes como Americanas, Submarino e Saraiva, é bom verificar de onde é o produto, muitas vezes essas grandes marcas só ficam responsáveis pela entrega, o produto mesmo vem de lojas menores.
  2. Confira além do CNPJ do loja, a data de registro e hospedagem do domínio, se forem recentes, duvide!
  3. Alguns golpes estão se instaurando ao vender alguns produtos antes de dar o grande golpe, então mesmo que exista um comprador ou outro, se a loja for recente, duvide!
  4. Ligue para loja antes de efetuar a compra, se não for atendido ou se a identificação realizada não for como a loja, fique esperto, pois não é um bom sinal.
  5. Se for realizar o pagamento via Mercado Pago e o prazo de entrega for maior que 20 dias, é melhor repensar a compra.
  6. Como já dito no último post, a loja possuir reclamações no Reclame Aqui é um bom sinal: Nenhuma loja com anos de experiências tem um histórico 100% perfeito, junta que todo mundo acaba pisando na bola mais o amor do ser humano por reclamações e voilá, certamente algo irá aparecer no site. A partir dessas reclamações, avalie a postura da loja em responder e se o consumidor retornaria a fazer negócio com a mesma, se for algo sério demais é melhor não se arriscar mesmo.
  7. Toda compra feita por internet pode ser devolvida em um prazo de 7 dias:

    procon
    Fonte: PROCON
  8. Se a única forma de pagamento aceita pela loja for boleto bancário é bom suspeitar. Não é possível estornar pagamentos com boleto, a única alternativa então seria recorrer à Justiça, que em muitos casos acaba não encontrando os autores de golpes por lojas online.
  9. Principalmente os produtos da Nintendo são todos importados, ou seja, seguem a cotação do dólar. Se uma oferta estiver abaixo demais do valor do mercado, provavelmente é porque algo está errado.
  10. Lojas sérias raramente entram em contato com o consumidor através de emails do gmail, fique atento aos emails que receber.
  11. Por fim, mas não menos importante, preste atenção no endereço que aparecer no seu navegador, muitos sites de lojas são copiados com exatidão mudando algo bem pequeno no endereço do site, para ficar o mais idêntico possível.

P.S.: Quem não viu também, tem a lista de lojas para se EVITAR na Black Friday lançada pelo PROCON!

Créditos ao meu amigo Marcos “Janaúba” que me ajudou com as dicas!

Para mais notícias, curta nossa página no Facebook: Paradoxal News!

Para compras de produtos geek acesse: Paradoxalshop.



Curta a página da Paradoxal News no Facebook: Paradoxal News


Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Anúncios

um comentário