Mais cedo publicamos uma matéria falando sobre a classificação das equipes PaiN Gaming e Test 123 (antiga PaiN X) para representar a América do Sul na Chongqing Major, que será disputada em Janeiro na China.
Nesta mesma matéria, comentamos também a respeito da polêmica declaração do jogador norte-americano Peter “ppd” Dager, que criticava o fato da equipe da Test 123 contar com 4 estrangeiros que não residem na América do Sul, lembrando que esse tipo de situação já havia sido considerada ilegal de acordo com a própria Valve.
A comunidade internacional como um todo deu apoio às palavras do atual capitão da Ninjas in Pyjamas e parece que o barulho chegou aos ouvidos da empresa que comanda o cenário competitivo do nosso Dotinha. Em nota publicada no blog oficial do game, a Valve anunciou a desclassificação da Test 123 nas qualificatórias regionais da América do Sul para a próxima Major e deu a segunda vaga da SA para os peruanos da Thunder Predator, que haviam ficado em terceiro lugar na classificação geral (atrás da própria Test 123 e da PaiN Gaming). Dessa forma, os representantes da nossa região na China serão PaiN Gaming e Thunder Predator.
Em seu texto, a Valve informa que os membros da Test 123 já haviam entrado em contato com a empresa perguntando sobre a possibilidade de disputarem as qualificatórias regionais para competições oficiais através da América do Sul e que o pedido foi negado na ocasião. Ainda de acordo com a nota, práticas como essa dos 4 norte-americanos prejudicam o crescimento do cenário local e retira chances de equipes que estão lutando pelo seu espaço dentro de sua região.
Abaixo a nota oficial (em inglês):
E aí, achou que a Valve agiu corretamente nesse caso?
Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!
Com certeza a Valve agiu certo, o único problema foi não ter feito isso antes de começas as classificatórias, pois acredito que a infamous, equipe puramente sul americana foi elimina por influência direta da equipe Test 123, que possui em sua maioria jogadores norte americanos e que não moram em nossa região. Acho que este tipo de atitude de formar equipes com jogares fortes de outra região deve ser repensado, a não ser é claro que eles se comprometam a morar e jogar por aqui, dessa forma eles iriam ajudar no crescimento do cenário local e não apenas vir e “roubar” as vagas de equipes regionais.