E-SPORTS NEWS PC GAMES PS4 XBOX

Black Mirror: Bandersnatch – Novidade? Confira games famosos que seguem o mesmo conceito do sucesso da Netflix!

O final, você decide!

Se você vive no planeta Terra e não está preso dentro de alguma bolha (física ou abstrata), então com certeza já ouviu falar no mais novo fenômeno da Netflix: o filme interativo denominado “Black Mirror: Bandersnatch”. Mas o que ele tem de tão especial?

Bom, o grande diferencial de “Bandersnatch” está na possibilidade de interação por parte do espectador com o filme, que funciona através de tomadas de decisão em momentos pré-determinados. Sim, em certas partes do filme surgem caixas de opções na tela e é possível escolher a próxima ação do protagonista da trama utilizando o controle remoto. Dependendo das escolhas feitas, a história toma rumos diferenciados que podem levar a cinco diferentes finais.

Se você ainda não sabia como funciona a novidade da Netflix e acabou de descobrir lendo esse texto, então deve estar pensando nesse momento: “Nossa! Interagir com a TV e tomar decisões pelo protagonista do filme? Isso é muito Black Mirror!”. E é verdade. Inclusive talvez seja por isso que o filme carrega o nome da famosa série da própria Netflix em seu título.

Mas a grande verdade é que a Netflix apenas pegou uma fórmula já antiga do mundo dos games e a aplicou num conteúdo para a TV, tornando sua experiência mais acessível e “real”. E se sua família e amigos curtiram jogar “Bandersnatch”, essa pode ser sua chance de aproximá-los do Universo Gamer, apresentando títulos que seguem o mesmo conceito (ou algo bem próximo) do filme da Netflix!

Life is Strange

É impossível elaborar uma lista de games que seguem a fórmula de “filme interativo” sem citar esse clássico da Square Enix. Aqui o jogador assume o papel da protagonista Max, uma menina super tranquila que não aparenta ter nada de especial. Mas isso muda quando ela descobre ter o poder de voltar no tempo, habilidade que a menina passa a usar constantemente a seu favor. Porém, Max vai percebendo que nem sempre as consequências de suas ações são tão boas quanto parecem.

Life is Strange foi lançado oficialmente em 2015 e seu estrondoso sucesso já rendeu outras duas histórias dentro do mesmo universo: “Life is Strange: Before the Storm” e “Life is Strange 2”. Mas apesar de serem também ótimos jogos que seguem a mesma fórmula do título original, nenhum deles conseguiu mexer tanto com o público quanto o primeiro game da série. Life is Strange está disponível para PC, PS3, PS4, XBOX 360 e XBOX One.

Heavy Rain

Quando foi lançado em Fevereiro de 2010 para o Playstation 3, Heavy Rain causou um impacto enorme dentro da comunidade gamer e chegou a ser considerado por muitos como um dos melhores jogos já produzidos até então. Isso porque o game coloca o jogador na pele de diversos personagens envolvidos no mistério do Assassino do Origami, um serial killer que só ataca em períodos de chuva intensa, e que parece ser muito fã do clássico Jogos Mortais.

Assim como em “Bendersnatch”, em Heavy Rain o jogador pode tomar diversas decisões diferentes que levam a vários finais distintos. O game da Quantic Dream foi lançado exclusivamente para o Playstation 3, mas seu enorme sucesso fez com que uma versão remasterizada fosse disponibilizada para o Playstation 4 em Março de 2016.

Beyond: Two Souls

Após o estrondoso sucesso de Heavy Rain, a Quantic Dreams resolveu apostar em mais uma “experiência cinematográfica interativa” e assim nasceu Beyond: Two Souls. Neste game o jogador assume o papel da personagem Jodie Holmes e a acompanha durante 15 anos de sua vida (dos 8 aos 23) para descobrir mais sobre Aiden, uma entidade sobrenatural que está ligada à protagonista desde seu nascimento. O grande diferencial de Beyond: Two Souls é a possibilidade de ser jogado com 2 players: um controlando Jodie e o outro controlando Aiden.

Beyond: Two Souls foi lançado originalmente para o Playstation 3 em Outubro de 2013, mas assim como seu irmão mais velho Heavy Rain, acabou ganhando uma versão remasterizada para o Playstation 4 em Novembro de 2015.

Telltale’s The Walking Dead

Se tem uma empresa que surfou muito na onda da “experiência cinematográfica interativa” e usou e abusou dessa modalidade em seus jogos, essa é a Telltale. E se a pequena companhia norte-americana conseguiu lançar diversos títulos, com direito a parcerias com as gigantes 2K, HBO, Marvel e Warner, isso se deve ao grande sucesso do game The Walking Dead, que chegou a ser eleito o Jogo do Ano em 2012 pela Video Game Awards. Como seu nome sugere, o game é baseado na famosa franquia de zumbis de Robert Kirkman e conta a história dos protagonistas Lee e Clementine, que tentam sobreviver a todo custo no mundo pós-apocalítico, enquanto são constantemente obrigados a tomar decisões de vida ou morte.

O game fez tanto sucesso, que a Telltale optou por prolongar a história original, que atualmente encontra-se na quarta e última parte. E se o jogo agradar, você pode testar os outros títulos da empresa, que incluem, entre outros “Batman: The Enemy Within”, “Marvel’s Guardian of the Galaxy”, “Game of Thrones” e “The Wolf Among Us”. Todos utilizam exatamente a mesma fórmula de sucesso de The Walking Dead. O game está disponível nas plataformas PC, PS4, Xbox One e Android.

E aí, gostaram de lista? Sentiram falta de algum grande game do mesmo estilo? Deixa aí seu comentário!



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: