ESPORTS NEWS MOBILE GAMES

Afinal, 2019 é o ano do eSport Mobile?

Saiba quais são as apostas para esse ano, e não perca a chance de se tornar um jogador profissional

O mercado de e-sports movimentou US$ 655,3 milhões em 2017. A projeção é que os números aumentem para US$ 905,6 milhões em 2018, ultrapassem a casa do US$ 1 bilhão em 2019 e cheguem a US$ 1,6 bilhões em 2021.

As plataformas portáteis, que são normalmente mais baratas que os consoles e PCs gamer, são consideradas mais acessíveis e têm milhares de usuários em todo o mundo, devido ao engajamento que o ano de 2018 trouxe ao mercado do eSport, nacional e internacional, inúmeras pesquisas citam que o mercado mobile tem a tendência de crescer.

De acordo com um estudo da “Newzoo”, consultoria especializada no mercado de games e de mobile, existem 7,8 milhões de brasileiros que entram na categoria “entusiastas de e-sports” (pessoas que assistem a torneios de esporte eletrônico mais de uma vez por mês). O país é líder na América Latina nesse quesito. Globalmente, está atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Alguns jogos tem sido pioneiros para o cenário mobile se destacar no eSport, confira alguns deles:

Brawl Stars

Jogo que já foi citado no site em Conheça Brawl Stars No primeiro mês após o seu lançamento, Brawl Stars já faturou US$ 63 milhões de dólares. O jogo multiplayer online de tiro conta com diferentes modos e opções de batalhas solo, em dupla ou trio, sempre com partidas de menos de três minutos de duração é sucesso de crítica e público, além de elevar a receita do primeiro mês do título para mais de US $ 136,5 milhões em todo o mundo fora a China.



O Brawl Stars foi 15º em vendas de jogos móveis em todo o mundo em dezembro de 2018, apesar de ter sido lançado quase na metade do mês. Foi o jogo mais baixado no mundo todo no mês passado e permaneceu entre os 20 maiores jogos de iPhone nos EUA desde o seu lançamento.

A Supercell já mostrou que quer investir nos eSports com Clash Royale. As expectativas são que a desenvolvedora tenha a mesma postura com seu novo título.

PUBG Mobile

Após faturar US$ 714 milhões (cerca de R$ 2.7 bilhões) em 2017 e ser um dos destaques dos jogos de Battle Royale,PUBG deu outro passo importante na expansão do seu sucesso. Em março de 2018 foi lançado PUBG Mobile versão do jogo disponível para download grátis em celulares Android e iPhone (iOS)

PUBG Mobile marca a entrada do Battle Royale nos esports em smartphones  — Foto: Divulgação/PUBG Corp

Com US$ 75 milhões (R$ 291.4 milhões) em receita arrecadados até setembro(2018), PUBG Mobile chegou aos 20 milhões de jogadores ativos no mundo em apenas seis meses. Em 2018 foi anunciado o PUBG Mobile Star Challenge, primeiro torneio da versão mobile, cuja final mundial foi disputada em 29 de novembro de 2018. Ao todo, o torneio distribuiu US$ 600 mil (R$ 2.3 milhões) em premiação, uma das maiores do eSport mobile. A tendência é que em 2019  os campeonatos aumentem juntamente com o valor das premiações

Fortnite

Febre de 2018 grande nome a desembarcar nos dispositivos móveis. Lançado em março de 2018 para iOS, a Epic Games teve lucro recorde de US$ 350 milhões (R$ 1.3 milhões) até o início de novembro apenas com os dispositivos da Apple. Em 138 dias de lançamento, o jogo superou os 100 milhões de downloads.

Fortnite arrecadou US$ 60 milhões (R$ 233.6 milhões). Tendo em vista o sucesso que o jogo original está tendo entre os jogadores casuais e no competitivo, as expectativas são que o game mobile seja destaque esse ano

Arena of Valor

Lançado no Ocidente no fim de 2017, Arena of Valor já é fenômeno nos esports mobile na Ásia. Em abril de 2018 a Tencent obteve receita de US$ 185 milhões (R$ 720 milhões) com o jogo, que está em uma crescente no competitivo. Arena of Valor foi um dos títulos com torneio realizado no Jogos Olímpicos Asiáticos de 2018, e dividiu espaço com nomes como League of Legends (LoL) e Clash Royale.


Em 2018 foi disputada a primeira Copa do Mundo de Arena of Valor, com premiação total de US$ 500 mil (quase R$ 2 milhões). Em agosto do mesmo ano foi anunciada a Season 2 da Valor Series, que contou com uma divisão na América do Sul pela primeira vez. As finais da regional foram jogadas em São Paulo, Brasil, e definiram o time que vai representar a região LATAM no Campeonato Internacional.

Clash Royale

Clash Royale grande titulo também da SuperCell (Brawl Stars) foi um dos principais nomes dos esports mobile de 2018. Além do prestigiado torneio na Brasil Premier League da ESL, o game ganhou a sua primeira temporada da Clash Royale League, liga internacional do game. A CRL chegou a marcar 60 mil espectadores na etapa classificatória da América do Sul e teve pico de 113 mil na temporada regular de outono na Ásia. As expectativas são que Clash continue crescendo e amadurecendo nos esports este ano.

Fonte: Newzoo



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: