ESPORTS NEWS NINTENDO

Guia para iniciantes em Pokémon Competitivo – parte 2

Bom, para aqueles que não viram a parte 1, basta acessar aqui o primeiro post!

Natures

As natures são a personalidade de seu pokémon, e também é algo aleatório e imutável, são um total de 25 natures diferentes que um pokémon pode ter. Mas qual seria a importância disso competitivamente?

5 dessas natures são neutras, não alterando absolutamente nada em seu monstrinho. As demais aumentam um status em 10% enquanto reduzem outro status em 10%. Na maioria dos caso é melhor optar por uma nature que aumente um status importante para seu pokémon ao mesmo tempo que reduz algo que você não teria muito uso. Vamos a um exemplo para ficar mais fácil de entender.

shuckle

O pequenino Shuckle será meu exemplo! Na época que montei um time com ele, era um dos pokémons mais subestimados estando na tier Never Used, e mesmo assim encontrei alguns amigos pensando em estratégias para anular especificamente meu shuckle por não conseguirem vencê-lo de primeira haha.

O Shuckle tem basicamente status de defesa e mais nada, a Speed dele é praticamente inexistente, então uma boa estratégia é escolher uma nature que aumente uma das duas defesas e reduza a speed. Eu não aconselharia uma nature que reduza o ataque, pois uma build de power split nele tem seu valor.

Então vamos à tabela de cada nature e o que cada uma modifica no seu pokémon:

naturesObs: As naturezas grifadas estão destacadas por serem as que não alteram nada.

No caso então uma boa escolha de nature para seu Shuckle seria o Relaxed, que aumenta a defesa e reduz a speed que já é quase inexistente mesmo.

Breeding

Vamos então às técnicas de breeding!

A chance de dois pokémons gerarem um ovo é determinada pela sua espécie, o treinador de origem e seu Egg Group.  Sendo os pokémons deixados na daycare compatíveis, há uma chance de um ovo ser gerado a cada 256 passos. Do ovo nascerá um pokémon da mesma espécie da fêmea, como você pode ver os exemplos abaixo:

breed
Fonte: bulbapedia

 

Existem também exceções como Nidoran fêmea e machos, que vão nascer de acordo com a chance do bebê ser macho ou fêmea, e o mesmo se aplica à Ilumise e Volbeat. Temos também os pokémons “bebês” que só chocam dos ovos caso um dos pais estejam segurando um incenso durante o breeding.

incenso
Fonte: Bulbapedia

Do Pokémon Platinum para frente o filhote receberá três IVs aleatórios de um dos pais. Você pode também usar um item de melhoramento de EV para garantir que o pokémon receba determinado IV’s dos pais, por exemplo se o pai estiver segurando Power Anklet, o bebê irá herdar os IVs de Speed.

Desde o XY se um dos pais estiver segurando um Destiny Knot, o bebê receberá 5 IVs. É possível combinar o uso deste item com um de melhoramento de EV e assim um dos 5 status garantidos será o do escolhido pelo item de EV.

Para que o filhote herde a nature de um de seus pais basta dar ao pai com a nature desejada uma Everstone. Se ambos estiverem segurando uma Everstone, o filhote terá a nature de um dos dois de forma aleatória.

Com isso fechamos a parte mais básica do guia: base stats, EV, IV, nature e breeding são os primeiros passos para aqueles que pretendem se tornar um mestre pokémon!



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.