ESPORTS NEWS RAINBOW 6: SIEGE

Rainbow Six – Dicas de como reforçar as paredes na defesa

Você sabe como reforçar paredes no Rainbow Six? De início pensamos que basta escolher um canto e apertar o botão para começar a estruturar as defesas do mapa. Mas, se você deseja melhorar suas habilidades e subir de ranking é necessário fazer um pouco mais do que isso. 

Neste artigo você encontrará dicas básicas para reforçar as paredes de qualquer mapa, de tal forma que poderá aumentar a eficácia da sua defesa! Antes, vale ressaltar que no Siege não existe uma fórmula correta para tudo. Posicionamento de reforços e aberturas de ligações/rotações podem depender da estratégia do time. 


Não reforce entre bombs 

A primeira regra que todo novato costuma ouvir na defesa é: não reforce as paredes entre os bombs. Essa é uma premissa que deve ser seguida a risca, havendo poucas exceções. Isso porque se você fecha as paredes entre os dois objetivos de defesa, sua equipe perderá a visão do que está acontecendo do lado oposto. 

Ao cometer esse erro, o adversário pode eliminar rapidamente o defensor que está protegendo a bomba e assim plantar. Sem um campo de visão mais amplo, a squad na defesa demora a reagir e terá menos opções para o retake. Portas e janelas serão as únicas opções de entrada, desse modo é facilitada a marcação do ataque. 

Na imagem abaixo você pode visualizar um exemplo mais claro dessa falta de visão. Valendo relembrar que o reforço de parede no Rainbow Six deve auxiliar a defesa e não proteger o atacante em suas investidas. 

Abrir pixels pode ser uma boa pedida para manter uma linha de visão no Siege / Fonte: Rainbow Six Siege (Data: 19/09/2020)

Reforce as paredes de acesso aos bombs 

Depois de aprendida a lição de manter o campo de visão entre os bombs, agora é hora de saber para onde vão os reforços essenciais. Obviamente a situação pode mudar de acordo com a posição do bomb e do mapa, mas existem condições comuns. A principal delas é a das paredes que dão acesso diretamente bomb, ou seja, que o atacante possa chegar ao objetivo pelo menor caminho. 

Outro ponto que deve ser avaliado são as paredes que dão ampla visão de fora do bomb para dentro dele. Nesses casos é o ataque que leva vantagem do pixel, o que pode ser fatal. Reconhecer essas possibilidades é essencial para uma boa defesa. 

Se você é novo no Rainbow Six e não sabe bem como são os mapas, vale explorar eles com uma shotgun. Dessa forma você pode abrir diferentes pontos de visão no Campo de Treinamento ou até mesmo em uma partida personalizada. Na segunda opção você escolhe o mapa e pode jogar sem a pressão de adversários. Dessa maneira você tem tranquilidade maior no momento do “estudo”. 

O ataque tem vantagem quando consegue abrir visão direto para o bomb ou corredores próximos. / Fonte Rainbow Six Siege (Data: 19/09/2020)

Como reforçar alçapões?

Uma das formas de acesso aos objetivos são os alçapões. Alguns não podem ser reforçados, como os dos tetos dos mapas. Mas, a maioria deles está ao alcance dos defensores. É necessário reforçar eles se você quiser dificultar a visão e o avanço do ataque. A prioridade fica por conta daqueles que estão logo acima dos bombs. 

Uma dica é não reforçar alçapões que estão no mesmo andar do bomb ou dois andares acima. Isso porque eles podem servir como forma de fugir de um combate que você sabe que irá perder. Além disso, você pode fazer um trabalho de roamer mais eficiente com mais opções de rotação. Esse fator é intensificado com o uso do Oryx, que pode subir alçapões abertos e surpreender os atacantes. 

O aviso fica apenas para quando o adversário possui a Amaru, que também pode subir alçapões. Ela faz bastante barulho quando utiliza seu gadget, mas quando o momento está frenético é possível ter uma surpresa desagradável. 

Alçapões pode ser protegidos com o gadget do Kaid / Fonte: Rainbow Six Siege (Data: 19/09/2020)

O que fazer com os reforços que sobraram?  

Depois de ter reforçado as paredes essenciais e os alçapões, é capaz de que alguns reforços estejam sobrando. Não se desespere e coloque em qualquer parede que estiver à sua frente. Geralmente esses reforços podem ficar com os roamers, que tomam posições mais avançadas para atrasar os adversários. 

Com essa “sobra” é possível fechar paredes que irão dar mais trabalho para o ataque chegar aos bombs. É também nesses casos que você pode usar o reforço para criar novas barreiras que precisam ser quebradas pelo hard breacher. Um exemplo são as portas da garagem do mapa Clube ou até mesmo a entrada do servidor quando o bom é o da academia. 

Nesse ponto, tudo vai depender da estratégia. O time quer ficar mais recuado? Mais avançado? Quer proteger melhor o andar superior? As opções são bastantes variadas e somente o tempo vai gerar essa “casca” de conhecimento. Uma boa dica é ver como os profissionais fazem no competitivo ou mesmo em live. 

A parede do print não dá acesso direto ao bomb, mas ajuda a atrasar o inimigo / Fonte Rainbow Six Siege (Data: 19/09/2020)

Outros modos de jogo 

Falamos muito de defender a bomba, este que é o principal modo de jogo do Rainbow Six. Porém, quem joga bastante a Partida Rápida (Casual) sabe que por vezes você pode acabar caindo em Defender Área ou Refém. Nesses dois modos a forma de defender é diferente, mas não tão complexa justamente por ter um único objetivo.

No refém geralmente é possível fechar toda a sala, sem muitas restrições. Isso fará com que as únicas entradas sejam portas e janelas – onde podem ser colocadas armadilhas e arames farpados. O ponto mais importante é não deixar o atacante resgatar seu alvo. 

Já no modo de defender área a questão pode ser um pouco diferente. Isso porque o operador Fuze acaba se tornando uma arma letal, já que se ele utilizar seu gadget não irá matar o refém de forma colateral. Deixar alguma ligação pode ser uma boa pedida para dar mais espaço para a defesa. Mas, vale ficar atento para o fato de não se afastar demais. Do contrário o ataque pode dominar facilmente a sala. 

Mantenha seu reforço intacto 

Uma última dica sobre reforços de paredes no Rainbow Six é: lute para manter eles intocados. O maior inimigo de um reforço é o hard breacher, que pode destruí-lo de forma rápida. Portanto, preze por operadores que podem atrasar ainda mais a quebra destas paredes. Bandit e Kaid são os mais requisitados. Pois, seus gadgets são capazes de queimar Cargas Explosivas, X-Kairos e o SELMA.

Trabalhar bem com um roamer também é uma boa pedida. Ele não apenas atrasa a chegada do ataque nos pontos vitais, como também pode eliminar um breacher descuidado. Depois que isso acontece a defesa se torna mais fácil, pois as possibilidades de entrada se tornam menores. 

A defesa no Rainbow Six é uma arte que pode ser dominada. O reforço de parede é uma ferramenta que, se utilizada com sabedoria, irá potencializar as chances de vitória. Ressaltando também que a maioria dos mapas favorece a defesa. Sendo assim, ganhar rounds nela pode facilmente ajudar você a subir de ranking.  

Leia mais: 

+ Rainbow Six – Sam Fisher mudará o meta?

+ Rainbow Six – Ubisoft revela a R6 World Cup

+ Rainbow Six – Saiba quais operadores estão em Tom Clancy’s Elite Squad



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: