Fortnite pode retornar aos dispositivos IOS muito em breve. O popular battle royale voltaria para os aparelhos móveis da Apple, Iphone e Ipad, através do GeForce Now, serviço de jogos em nuvem da Nvidia, relata a BBC News. A desenvolvedora de GPUs conseguiu criar uma versão mobile da sua plataforma para o navegador Safari, como o título faz parte da biblioteca de jogos do serviço, os jogadores poderão jogá-lo à vontade.
A gigantesca briga judicial atual entre a Epic Games e a Apple não interfere aqui, pois a dona do Iphone não controla os conteúdos acessados do navegador. Além disso, a Epic também não estaria burlando nenhuma diretriz, uma vez que ela não estaria utilizando a estrutura de hospedagem de aplicações da “Maçã”.
A situação ainda melhora para a empresa de Fortnite, pois como o Safari é considerado ” navegação pela internet ” – algo pelo qual a Apple não pode cobrar – a Epic não teria que pagar a taxa de 30% imposta na Apple Store. Por fim, não existe nenhuma regra da Apple que impede os aplicativos terceirizados de utilizarem os sistemas de navegação da plataforma.

A expectativa é que o GeForce Now seja lançado para IOS até o final de dezembro deste ano, porém ainda não há nada confirmado. Entre os jogos disponíveis estão toda a franquia Assassin’s Creed, Left for Dead 2, Counter Strike: Global Offensive, Tomb Raider, Rainbow Six Siege e muito mais.
O conflito entre as duas companhias começou em agosto, quando a Epic Games permitiu que os usuários de IOS comprassem V-bucks diretamente da plataforma da Epic. Isso violava as diretrizes da Apple Store e, em contramedida, a dona do Iphone removeu Fortnite da sua loja.
Desde então, as duas corporações começaram a se alfinetar. A Epic iniciou um processo contra a Apple e publicou uma sátira, em forma de vídeo, contra a mesma – fazendo uma paródia do comercial 1984 da empresa. Do outro lado, a Apple tentou remover a Unreal Engine para os desenvolvedores de aplicativos no IOS, entre outras atitudes e declarações tomadas por parte de ambas.