ESPORTS NEWS RAINBOW 6: SIEGE

Rainbow Six – Como jogar de Rook no Siege?

Este guia definitivo de Rook, um dos operadores mais fáceis de se dominar da defesa

Rook é um dos operadores mais antigos do Rainbow Six Siege, mas também é um dos que possui maior taxa de vitórias no game. Justamente por isso, a Paradoxal News está trazendo para vocês um guia sobre como jogar com o agente da GIGN.

O armamento de Rook no Rainbow Six

Para começar a falar sobre o Rook no Rainbow Six, citaremos primeiro a opção de loadout disponível para o operador. Como primária, o francês possui três possibilidades de escolha: MP5, P90 e SG-CQB. É a submetralhadora MP5 a arma mais escolhida pelos jogadores, pois é a que traz o melhor “custo benefício” de dano (27) e taxa de disparos (800). 

A P90 tem desvantagem do recuo, apesar da quantidade de balas (50). Já shotgun não automática torna-se inviável pela falta de uma secundária adequada. A ACOG (mira 2x) também se torna um diferencial para a MP5, pois oferece vantagem posicional para o operador.

A P9 (pistola) e a LFP586 (revólver) são as opções para a secundária. A pistola acaba sendo a melhor escolha para iniciantes, apesar do dano menor (45). Seu recuo é inferior ao do revólver, o que por vezes compensa o fato de não possuir um estrago de 78 pontos de vida no adversário. 

Como gadget secundário, Rook carrega o Alarme de Proximidade ou a Granada de Impacto. A opção fica a escolha do jogador e pode variar de acordo com a leitura da partida. O explosivo ajuda na abertura de rotações e de plays mais agressiva. Enquanto isso, o dispositivo de alarme pode ajudar bastante em jogadas em que o francês é um Âncora.

A MP5 é a arma mais utilizada pelos jogadores no Rook e tem alto poder de fogo | Fonte: Rainbow Six (Data: 13/11/2020)

Gadget principal do Rook no Rainbow Six

O bom armamento disponível é um dos fatores para o Rook ser um operador bem fácil de dominar no Rainbow Six. Porém, é seu gadget principal que o coloca em definitivo na lista dos personagens essenciais para ser adquirido no início de sua trajetória no Siege. O Pacote de Blindagem, conhecido como “Marmita”, é uma das habilidades mais passivas do game. Para utilizar ele, basta colocar a bolsa de coletes no chão e vestir – pedindo também para os aliados fazerem o mesmo.

Mas, para o que serve a blindagem? Ela reduz o dano recebido de explosivos e tiros de todos os operadores que estiverem vestindo o colete. Além disso essa proteção faz com que os operadores caiam ao invés de morrerem direto, fazendo com que eles possam ser levantados. A blindagem só não é efetiva para headshots.

duas dicas essenciais para usar o Pacote de Blindagem, como registrado no próprio guia do operador feito pela Ubisoft

  1. Coloque a marmita no chão assim que a partida começar 
  2. Não deixe a marmita em locais expostos, como janelas ou portas

Ao seguir essas duas dicas, você potencializará a habilidade. Isso porque os aliados podem se preparar ainda no início da partida. E caso alguém esqueça ou precise pegar a blindagem depois este não ficará na linha de tiro dos adversários. 

Tenha bom posicionamento

Julien “Rook” Nizan é definido no site do Rainbow Six como um Âncora. Ou seja, ele foi criado para ser o peso que mantém firme a defesa. Possuindo três de blindagem e apenas um de velocidade, seu posicionamento ideal é dentro do bomb ou em áreas próximas. Portanto, bom posicionamento é tudo para quem está jogando com o agenda da GIGN. 

Rook é capaz de tankar mais balas do que operadores como Bandit ou Jäger, mas também tem menor poder de strafe. Sendo assim, uma posição bem estabelecida e segura pode ser essencial. A MP5 com ACOG ajuda nesses momentos, pois você pode ter minha linha de visão mais adequada e gerando menor risco de levar balas. A P90 também pode ser útil, devido ao alto poder de prefire das 50 balas do pente. 

Pixels verticais também podem fazer parte do ser arsenal de estratégias. As biribas (Granadas de Impacto) podem servir para abrir essa linhas de visão. Já a ACOG pode lhe dar um bom aspecto do que está acontecendo no andar de baixo ou de cima. Mas, tenha cuidado para não fazer barulho demais e alertar os adversários de sua presença. Jogar fora do bomb é mais arriscado, pois requer maior conhecimento de mapa e concentração. 

O posicionamento vertical pode ser uma opção para jogar de Rook | Fonte: Rainbow Six (Data: 13/11/2020)

Jogando avançado de Rook

O operador Rook não foi feito pela Ubisoft para jogar avançado, mas a magia do Rainbow Six está na surpresa. Por estar no game desde o seu lançamento em 2015, o agente francês já foi bastante explorado pela comunidade. E uma das coisas que se descobriu sobre ele é que as plays agressivas são possíveis e efetivas. 

Por possuir blindagem alta e uma habilidade que lhe garante tankar mais dano, Rook pode facilmente correr pelo mapa atrasando seus adversários. Além disso, as biribas servem perfeitamente para abrir rotações necessárias para fugas. Grande parte dos roamers possuem armas rápidas e explosivos para rotação, Rook só perde por ter uma velocidade baixa. 

O fato de ter a ACOG também é um diferencial enorme. Poucos operadores da defesa possuem a mira 2x e essa vantagem lhe garante a possibilidade fazer um spawn pick bem mais efetivo. Esse é outro motivo pela MP5 ser a arma predileta dos jogadores mais experientes. 

“Ao analisar a ficha do Agente Julien “Rook“ Nizan, o que se destaca é sua habilidade de se adaptar às necessidades.”

Harry, Diretor da Equipe Rainbow

Por fim, uma dica interessante é usar o barulho ao seu favor. Por ser pesado devido à sua blindagem, o agente Rook faz bastante barulho. Surpreender o inimigo é bem mais difícil se o mesmo estiver dentro do mapa. Portanto, você pode usar isso ao seu favor. Faça barulho com tiros, explosivos e seus passos. Um bom roamer atrasa seus adversários, portanto fazer o caos para o ataque é uma opção. 

+ Rainbow Six – Guia de como atacar melhor nas partidas

Complementando a dica acima, plays em duo com um jogador que selecione um operador mais leve podem fazer sucesso. Enquanto o Rook atrai os adversário, uma Caveira ou mesmo Bandit podem fazer a famosa “costinha”. Tendo intel do próprio francês e o barulho distraindo os adversários, chegar por trás pode fazer efeito e acabar com o jogo. 

Rook é um dos operadores mais fáceis de se dominar do Rainbow Six, mas também é bastante versátil. Por esse motivo está bastante presente nas partidas, até mesmo nas profissionais. Sem contar que é uma ótima pedida para quem está iniciando o game ou precisando se reinventar após uma sequência de escolhas erradas.

Vale ressaltar que esse guia é de dicas para o uso do operador. Mas, existem outras formas de explorar ele e cada uma das citadas também pode ser situacional. Como jogador, você precisa se adaptar a leitura da partida para obter a vitória. Conhecer as diferentes possibilidades só irá agregar no seu arsenal de plays possíveis.

Leia mais:

+ Rainbow Six – Saiba como conseguir aos amuletos do Six Major no Twitch Drops

+ Rainbow Six – Dicas de como reforçar as paredes na defesa



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



%d blogueiros gostam disto: