ESPORTS NEWS RAINBOW 6: SIEGE

Rainbow Six – Saiba como melhorar o uso da armadilha do Kapkan

A armadilha do Kapkan é uma ferramenta antiga no R6, mas ainda pode ser útil com o uso adequado

O Rainbow Six possui atualmente em seu meta seis operadores classificados como especialistas em armadilhas, mas apenas dois deles são frequentemente escolhidos. Nomad e Lesion são as grandes estrelas da categoria, estando ambos em cerca de 30% das partidas de high elo. Apesar de essas escolhas terem sentido devido ao poderio desses agentes, os outros também podem fazer diferença na sua partida. 

Justamente por isso, hoje, a Paradoxal falará sobre a armadilha do Kapkan e como você pode impulsionar o seu uso para conseguir mais vitórias. O gadget do russo deixou de ser uma altamente efetivo há algum tempo, mas ainda pode ter sua importância. E para mostrar ela reunimos dicas de canais como Game de Hoje, Chessus e BigCamo

Uso básico da armadilha do Kapkan no R6

Antes de nos aprofundarmos sobre diferentes funções da armadilha do Kapkan, precisamos falar do básico. Ainda existem muitos jogadores que não sabem ou não praticam os atos de esconder o gadget e evitar combos em favor do ataque. Sem pôr essas duas ideias no servidor fica impossível levar o operador ao seu máximo. 

Quando se fala em “esconder o gadget”, não há muitos mistérios para serem resolvidos. Você precisa colocar o EDD-MK II de forma que o inimigo possa ter a menor visão possível quando estiver avançado. No próprio guia de conhecimento do operador feito pela Ubisoft é dito isso, assim sendo ideal colocar a armadilha na parte debaixo das portas.

+ Rainbow Six – Como jogar de Rook no Siege?

Outro ponto que é citado neste guia oficial é o ponto de visão. Primeiramente você deve pensar em como você entraria na sala se estivesse no ataque. Refletindo isso, você deve fazer o reverso e colocar o EDD fora da linha de visão. Abaixo você pode ver uma imagem do mapa Café que exemplifica bem essa situação: 

O ping amarelo mostra a posição da armadilha do Kapkan em ponto cego | Fonte: Ubisoft / Rainbow Six (Data: 19/11/2020)

Já quando falamos de “combos em favor do ataque” estamos comentado o fato de colocar o Dispositivo bloqueador de entrada próximo de gadgets aliados. Um exemplo também é citado na página do operador no site oficial, no vídeo “Cuidado com dispositivos da sua equipe”. Nele é possível ver que quando a armadilha é acionada sua explosão acaba destruindo o Evil Eye que está próximo. 

O mesmo problema acontece com o Banshee da Melusi ou outras armadilhas como o tapete da Frost. Sempre que utilizar um meta de armadilhas, comum no modo Refém, busque espalhar elas de forma a gerar mais problemas para a entrada inimiga. Também evite colocar o EDD em portas com o protetor do Castle, pois como ele geralmente é destruído por explosivos seu gadget vai embora junto.

Utilizando a EDD-MK II como dispositivo de intel 

Agora que você já sabe ou rememorou o básico, vamos para as variações de uso da armadilha do Kapkan. Para isso iremos citar uma dica do vídeo “Aprenda a jogar bem de Kapkan”, do canal Game de Hoje. Usar o EDD-MK II como intel é uma opção válida e que pode ser útil se bem estruturada. O agente não é taxado pela Ubisoft como um operador de informação e nem é o melhor para a função. Mas, utilizar isso ao seu favor pode surpreender o adversário.

A questão é: como utilizar a armadilha como intel? Na maioria das vezes o EDD é destruído pelo fato de ser bastante visível. Em níveis mais altos da ranqueada o gadget é facilmente counterado pelos adversário, sendo quebrado por explosivos ou tiros. É nesse fato que está a informação! Quando a armadilha é retirada de jogo dessa forma você saberá que há um adversário por perto. 

Portanto, é necessário estar perto dos EDD-MK II que você colocar ou indicar um colega para estar próximo. Caso o gadget não seja destruído, ela poderá cumprir sua função principal que é dar dano no adversário. Ainda assim você terá a informação de que alguém está passando por ali. E isso nos leva à uma dica feita pelo Chessus no vídeo “O Pixel do Kapkan”. 

Quando o vídeo atinge a marca de 4min e 10seg é possível ver como o gadget, em 2017, já era utilizado para obter informações e até um pixel em sua ativação. A ação ocorreu no mapa Consulado em uma partida da Pro League entre Ence Esports e Penta Esports. O pensamento deve ser rápido, mas pode ser replicado e dependendo da situação é até capaz de ser feito em outros mapas. 

Surpreenda o adversário com a armadilha do Kapkan

O último lance comentado na dica acima mostra não só um momento de intel, mas de surpresa. O elemento do inesperado é a grande magia do Siege quando falamos do Kapkan, afinal é disso que se trata uma armadilha. Mas, como causar esse imprevisto com um ataque sempre buscando informação? 

Já citamos o posicionamento do EDD-MK II em locais de pontos cegos, mas só isso não resolve todos os problemas. Você precisa pensar fora da caixa quando quer pegar um adversário relaxado. Muitos jogadores utilizam a armadilha do Kapkan próxima do bomb, em portas e janelas de entrada direta. Além de pouco eficiente na maior parte do round, isso gera previsibilidade. 

Por que não colocar o gadget em uma porta mais afastada, mas que seja uma entrada frequente? Ou em andares superiores/inferiores para evitar o domínio? Que tal jogar de roamer e espalhar seus gadgets pelo mapa de forma a atrasar a caça adversária? As possibilidades se alteram de acordo com o ambiente e a situação. Há players mais cautelosos que vão dronar mais, portanto faça-os perder tempo. Já outros vão apenas explodir. 

“Ação decisiva e sangue-frio são os elementos que importam”

– Maxim “Kapkan” Basuda 

Como uma última dica de surpresa, use a própria ideia de Kapkan como referência. Você precisa ter uma escolha firme, mas seu adversário não pode fazer o mesmo. Para maximizar o uso das armadilhas, faça barulho perto dos seus inimigos e roube sua atenção. Por que acha que o maior número de kills de EDD são no final do round? Ali há desespero, mas você pode causar o caos durante toda a partida. 

Que leitura de jogo preciso ter para escolher o Kapkan?

Dissemos no início deste guia que o Kapkan não é o melhor operador de armadilhas e nem o que possui as melhores habilidades de intel. Em contrapartida também demos vários motivos ao longo do texto para você utilizar o operador russo. Mas, qual leitura você deve fazer de tudo isso? Bem, é necessário ter uma visão de como a partida está se desenrolando. 

Kapkan nunca será uma surpresa se estiver em todos os rounds. Seu gadget é previsível e, apesar de outras virtudes (como possuir C4), ele não conta com muitos pontos ao seu favor no meta atual. Portanto, saber como escolher o operador irá te dar grande vantagem. Viu que no primeiro round da defesa o adversário puxa pouco o drone? Use e abuse das armadilhas do Kapkan! 

A escolha também pode ser feita a partir da combinação com outros operadores como Goyo e Mute. Com o primeiro é possível causar um grande estrago misturando o fogo dos escudos do mexicano com a explosão da armadilha. Já com o segundo o combo existe em deixar menos informações de armadilhas para o ataque, fazendo assim com que o adversário se preocupe mais com o Disruptor de Sinais do que com o EDD.

Levando todas essas dicas em mente é possível obter o máximo da armadilha do Kapkan em suas partidas. O agente russo é um dos mais simples de se dominar e muito útil para aqueles que querem jogar diferente, mas ainda ganhar.

Leia mais:

+ Rainbow Six – Quais os primeiros operadores que deve comprar?

+ Rainbow Six – Dicas de como reforçar as paredes na defesa



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: