ESPORTS NEWS RAINBOW 6: SIEGE

Rainbow Six – Montagne: agressivo ou defensivo?

O operador francês é uma ótima ferramenta para jogadas de impacto

Gilles Touré ou simplesmente Montagne é um dos operadores mais ambíguos do Rainbow Six Siege (R6). Isso porque muitos odeiam utilizado por conta de suas características, mas ao mesmo tempo poucos conseguem lidar com seus avanços. O agente francês da GIGN, no entanto, é uma ferramenta complexa de ser utilizada e que se dominada pode render grandes sucessos nas ranqueadas. 

Hoje a Paradoxal News traz para você um guia de como jogar de Montanha, com dicas para você abusar ao máximo das qualidades do operador. 

Habilidade de proteção única

Dr. Harishva “Harry” Pandey, Diretor da equipe Rainbow, definiu Montagne como um homem repleto do sentimento de “protetor natural”. Essa característica fica óbvia para todo player que teve um contato, mesmo que breve, com o operador. Seu gadget principal, o Escudo Extensível, garante uma proteção frontal total – ou seja, nenhum adversário pode derrubá-lo.

Essa habilidade de proteção única no R6 possui dois pesos. Se por um lado ela torna o Montagne em um ser “indestrutível”, por outro ela limita suas ações para proteção e aquisição de informação. É isso que faz tantos jogadores odiarem utilizar o francês, mas também é isso que torna ele tão difícil de se enfrentar quando se está na defesa. 

Um jogador de Montagne precisa ter a seguinte virtude: paciência. É preciso saber o papel que você está desempenhando pela equipe, fazendo muito mais do que pegar algumas kills pelo mapa. Compreendendo isso, o salto para se jogar melhor com o operador é grande. Sendo essa a primeira lição: proteja e informe seus amigos. 

Como jogar de Montagne?

Sabendo que sua função no meta é a de dar suporte aos seus companheiros, mas de uma forma diferente como seria a de um Thermite ou Thatcher, é preciso saber como jogar com o Montagne no R6. Primeiro vamos ao loadout disponível. Como arma primária o operador possui apenas seu escudo, assim como Blitz, não sendo possível trocar esta opção. Já para a secundária, únicas armas à disposição, você tem as opções da P9 (Pistola) e LFP586 (Revólver Magnum).

A maioria dos jogadores do Siege no PC acaba optando por carregar uma P9. A pistola possui mais balas (16) e um recuo baixíssimo, principalmente quando você equipa o Freio de Boca. É possível dar um pré-fire maior, quando necessário, além de um cover melhor na instalação do desativador.

A pistola P9 é uma arma mais simples de ser dominada, tanto pela capacidade de balas quanto pelo recoil | Fonte: Rainbow Six Siege (Data: 23/12/2020)

A Magnum se torna uma opção boa para os consoles, segundo dicas do Leo Bianchi no vídeo “Dicas Pro: Montagne é mais útil do que você imagina!”. No entanto, ainda assim é preciso ter um domínio maior da arma. Seu recuo é bem alto, a quantidade de balas é menor (7), mas seu dano pode causar um estrago (78). No fim, a opção vai depender do seu conforto e seguranças com as armas.

+ Rainbow Six – Abra pixels de qualidade com Buck 

Ainda sobre as armas de curta distância, é preciso reforçar uma coisa: sempre leve o laser nas suas pistolas. Enquanto o item é abominado para outras armas, para os “escudões” a situação se reverte. Como a intenção é chamar a atenção, o fato esconder os rastros cai por terra. Além do mais, você pode usar o laser para tomar como base onde sua arma vai focar quando você puxar a mira. 

Esse guia visual ajuda bastante na necessidade de utilizar a pistola, pois você terá uma noção grande de onde estará mirando. Por fim, o laser ainda ajuda no hip-fire. Por vezes você estará na situação de que terá de atirar sem a mira, para proteger a cabeça. Com o laser as chances de acertar algumas balas e até conseguir a kill são maiores. 

Qual gadget secundário utilizar no Montanha? 

As granadas de fumaça cobrem bem o plant do desativador | Fonte: Rainbow Six Siege (Data: 23/12/2020)

Atualmente o operador conta com os seguintes gadgets secundários: Granada de Fumaça e Carga de Demolição Pesada. Apesar da carga ser uma boa ferramenta, ela dificilmente será mais útil do que a fumaça pelo fato de que o Montagne sempre está na linha de frente do R6. São raros os momentos de paz na vida do agente francês, sendo sua função receber as balas oferecidas pelos adversários. 

Com as granadas de fumaça no loadout, você pode cobrir o plant do seu time ou mesmo usar a smoke para fazer você mesmo esse trabalho. O item ajuda também em uma das estratégias de plant mais eficientes para escudões, o Plant Tartaruga. De costas para o inimigo, você começa a colocar a maleta no chão e como a animação do Montagne no R6 é pôr o escudo nas costas a proteção é garantida. 

Melhores mapas do Montagne no R6 

O Montagne é uma peça bastante utilizada e temida no profissional do R6. Equipes como Ninjas in Pyjamas e Faze Clan possuem bom desempenho com o operador, sempre ensinando algo para os fãs e espectadores. No entanto, o francês ainda é circunstancial e depende bastante da estratégia que será utilizada. Por isso, existem mapas e bombs nos quais o Montagne rende mais.

Litoral, Banco e Clube estão entre os bons exemplos. São mapas com poucas rotações, apesar de os dois últimos terem um tamanho relevante. O bomb da Cozinha, no Litoral, possui uma porta direto para a parte de fora do prédio. Isso facilita avanços rápidos com smoke e o Plant Tartaruga. Estratégias nesse mapa podem ser traçadas com o Montagne mesmo o ambiente sendo favorável para trocações. 

Plantando nesta posição, de costas para os inimigos, você poderá obter a proteção do escudo | Fonte: Rainbow Six Siege (Data: 23/12/2020)

Kafé é outro mapa no qual o Montanha tem sua função bem exaltada. No bomb do terceiro andar, o domínio pode ser mais agressivo e dinâmico com o auxílio do francês. Com o controle certo das rotações, fica mais fácil empurrar a defesa para dentro do objetivo ao passo em que sua equipe deixa o adversário desesperado. 

Por vezes no modo Proteger Área o Montagne também consegue bons resultados. Se houver um avanço rápido para dentro do objetivo, o escudo do operador pode tampar qualquer entrada em uma porta comum. Os inimigos ficarão presos do lado de fora e o controle da área acaba sendo efetuado com sucesso. 

Agressivo ou defensivo?

Você provavelmente já jogou ao lado de um Montagne que saiu andando para dentro do objetivo e morreu por ter dado as costas a algum adversário. Ou então, vivenciou a situação com um jogador que não saia de frente da porta, demonstrando que não sabia o que fazer e não dando espaços para sua equipe avançar. Isso sempre deixa uma questão: agressivo ou passivo? 

Segundo a Ubisoft, o Montagne é um operador com nível três de dificuldade. Dominar o francês é uma tarefa árdua, pois faltam armas em seu arsenal e é preciso ter inteligência durante o seu uso. Existem as duas formas de utilizar o agente, cada uma com sua eficiência e dependendo bastante da equipe com quem se está jogando.

Se você possui um grupo ofensivo e agressivo, o ideal é seguir o mesmo ritmo. Lembre-se de nunca deixar as costas expostas, pois seu escudo não possui um ângulo de 360º. O fato de você estar avançando e dar proteção aos seus colegas irá assustar o adversário. Muitas vezes a defesa não sabe como lidar com esses avanços e não tem muito tempo de reação. 

Agora se sua equipe é mais cautelosa e avança com menos vigor, seu caminhar deve seguir mais lento. Você deve acompanhar sempre seus companheiros para dar cobertura e obter o poder de fogo deles em troca. Pense que você é o tanque blindado e os outros atacantes são as armas. 

Como conseguir mais kills com o Montagne?  

Por fim, é preciso dizer que é possível conseguir kills com o Montagne no R6. Você provavelmente não estará na lista dos maiores matadores do game, mas pode auxiliar bastante e ao fim do round vai poder dizer “peguei o meu”.

Já falamos sobre a dica de colocar o laser na arma e utilizar ele como referência para o momento de puxar a mira. Apesar disso ser eficiente, deve ser usado apenas com bastante confiança e em casos mais extremos. No geral, você conseguirá boa parte de suas kills com o escudo. Sim, a pancada do Montagne derruba um adversário facilmente e com jogadas agressivas elas são frequentemente usadas. 

Você estará protegido na maior parte do avanço sobre os inimigos, só precisa acertar o timing da escudada para poder derrubá-lo. É válido lembrar que ao andar sem o escudo estendido, você precisa fazer isso agachado ou poderá tomar tiros na perda e ser derrubado antes mesmo de conseguir chegar ao rival. 

A ideia central do operador é pressionar os inimigos, proteger os aliados, dar informação e causar o caos. Quanto mais dor de cabeça você der na defesa, melhor está fazendo o seu trabalho. Com isso conseguirá ótimos rendimentos e vitórias gloriosas nas casuais e até nas ranqueadas.  

Leia mais:

+ Rainbow Six – Os 5 melhores operadores do ataque no Siege

+ Rainbow Six – Guia de como jogar de Thermite no Siege



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: