ESPORTS NEWS RAINBOW 6: SIEGE

Rainbow Six – Guia de como utilizar a Iana

A operadora é uma ótima fonte de informação no Siege

Lançada na Operação Void Edge, a operadora Iana chegou ao R6 com grandes expectativas. Uma das maiores perguntas era: a holandesa vai mudar o meta? Com o passar do tempo viu-se que seu impacto não foi tão grande quanto o mensurado, mas ela passou longe de ser um flop dentro do game. Capaz de ser uma ótima fonte de informação dentro do Siege, as plays de Iana podem ajudar muito nas partidas. 

Hoje a Paradoxal News traz mais um guia para ajudar você a garantir mais vitórias utilizando uma das operadores mais versáteis do Rainbow Six Siege.

Qual o arsenal disponível para a Iana no R6?

Um dos fatores que faz muita gente escolher um operador é o seu armamento. Se essa for a questão, a Iana está bem servida. Isso porque ela traz como opções primárias a ARX200 e G36C, também presentes na Nomad e Ash respectivamente.

A escolha dessas duas fica a critério de cada player, não havendo um consenso sobre qual escolher. A ARX200 leva pequena vantagem quando se trata do dano (39 contra 38 da G36C), mas possui uma taxa de disparos menor (700 contra 780). Seu recuo é fácil de se controlar, sendo uma boa opção para médias e longas distâncias. Já a G36C traz mais velocidade nos confrontos em curtas distâncias. 

A G36C é uma opção mais agressiva, principalmente em combates mais próximos do adversário | Fonte; Rainbow Six Siege (Data: 26/12/2020)

+ Rainbow Six – Abra pixels de qualidade com Buck

Sem muitas opções para a secundária, a MK1 9mm dá conta do serviço quando é exigida. Ela será muito mais utilizada caso você prefira a ARX200 como primária, isso porque o rifle de assalto tem apenas 20 balas no pente e isso pode afetar diretamente suas trocações. Saber equilibrar o uso do rifle com a pistola é essencial para obter mais kills com a Iana dentro do R6. 

A maior dúvida no loadout da Iana, no entanto, está em seus gadgets secundários. A operadora tem como opções a Granada Frag e a Granada de Fumaça. É extremamente comum que os jogadores optem pelo uso das frags, afinal essa é uma das ferramentas mais poderosas do ataque. Porém, as smokes são uma ótima escolha para quem optar por uma função mais de suporte. 

Você deverá escolher o que irá compor melhor com sua equipe. A line está bastante agressiva e quer causar confusão na defesa? A frag pode ser uma escolha mais viável. Se o objetivo é um jogo mais controlado e que vise o plant, as smokes podem lhe servir melhor. Quando formos explicar abaixo sobre as funções da Iana no R6, essa dúvida sobre qual gadget escolher pode ficar mais clara. 

Qual a função da operadora?

Apesar de uma de suas armas primárias ser a mesma que a da Ash, a Iana está bem distante de ser uma entry fragger. Ela basicamente pertence às fileiras de duas funções: Intermediária e Suporte. A agente precisa estar viva em boa parte dos rounds, do contrário perderá toda a sua função como provedora de informação. 

Como suporte mais recuado, a Iana pode trazer a smoke como gadget secundário. Seu papel será muito mais o de informar e auxiliar no controle de marcação das costas do que possuir um papel ativo nas kills. Com a Granada de Fumaça, ela ainda ajuda no momento do plant – podendo encobrir ele ou fazer uma espécie de fake.

Tomando posições mais ofensivas ou mesmo jogando solo, a função acaba sendo a de um intermediário bem agressivo. Com o uso das Granadas Frag, o poder de fogo da Iana aumenta o suficiente para conseguir ótimas kills. Por estar mais perto da ação, você também pode aproveitar o refrag de seu próprio clone e/ou ajudar muito mais os entry de sua equipe. A composição de armas também ajuda muito nesse quesito.

A melhor maneira de usar o Replicador Gemini

Uma das estratégias mais utilizadas com a Iana é o refrag do Gemini. Ao utilizar o gadget principal ela pode facilmente confundir a defesa, que irá se concentrar no clone e pode acabar sendo eliminada por um companheiro na sequência. Estando mais próximo da ação, esses momentos são mais frequentes e letais. 

Apesar dessa estratégia ser a melhor e mais clara a se fazer com a Iana, é preciso estar atento à seguinte questão: se o gadget for destruído o tempo de recarga é maior. Por isso, se você conseguir salvar seu clone, você poderá diminuir esse tempo e poderá utilizar o gadget mais vezes. Portanto, é preciso entrar nos lugares como se estivesse preservando sua própria vida. Você é o drone e o drone é você.

Ao usar o Gemini tente estar agachado, para diminuir a chance de surpresas desagradáveis | Fonte: Rainbow Six Siege

Ao utilizar a Iana, você tem de ter paciência. Sempre que estiver em uma posição segura e seu gadget estiver carregado, tente usá-lo. Você deve buscar o máximo de informação possível e a agente é uma ótima fonte de intel. Desperdiçar esse potencial é jogar fora um operador na composição da equipe, sendo que você poderia estar utilizando outro mais eficiente para o meta. 

Quando a Iana chegou, esperava-se muito dela. A operadora não acabou a tomar o lugar da composição principal do meta dos 20 segundos, mas tornou-se uma opção para variação de estratégia importante. Por isso a necessidade do reforço de utilizar seu clone. Sem ele, as frags são até boas, mas não substituem o peso de uma Zofia ou Nomad no meta.

Por fim, que fique claro que a Iana é uma operadora de equipe. Ela funciona perfeitamente quando jogando em favor do time e até mesmo com um duo mais próximo. Qualquer operador Entry Fragger poder fazer uma boa parceria com ela, seja uma Ash ou um Buck. A comunicação com esse parceiro pode render mais frutos do que se espera.

Leia mais:

+ Rainbow Six – Os 5 melhores operadores do ataque no Siege

+ Rainbow Six – Guia de como jogar de Thermite no Siege



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: