ESPORTS NEWS RAINBOW 6: SIEGE

Rainbow Six – Glaz ainda é um operador viável?

Depois do nerf em sua mira Glaz caiu no esquecimento

O metagame do Rainbow Six Siege vem sofrendo mudanças importantes nas atualizações mais recentes, essas que fizeram com que uma variação maior de estratégias possam ser vistas daqui em diante. Sem a necessidade de destruir tantos gadgets da defesa, operadores soft breachers podem aparecer menos e dar espaços para alguns agentes um pouco esquecidos. 

+ Rainbow Six – TOP 5 melhores espingardas do Siege

Um membro da equipe Rainbow que pode figurar em muitas partidas importantes é também o russo mais querido da época do lançamento. Esse é Timur “Glaz” Glazkov. Dono da primeira arma sniper do R6, o agente chegou a ser peça importante em vitórias na antiga Pro League. No entanto, hoje está entre os menos utilizados do Siege. 

Glaz é de fato um desperdício de pick ou os jogadores que não sabem utilizar ele direito? Essa é uma pergunta que a Paradoxal News pretende responder hoje com o guia de operador dedicado ao Glaz no R6. Para isso foi utilizado como base dois vídeos como referência, um do canal Gregor e outro do Nerd Engenheiro.

Glaz ainda é viável no R6?

O Glaz foi um dos primeiros 20 operadores do R6, sendo uma das peças mais relevantes no início do game. Dono de uma arma bastante poderosa, a OTs-03, o russo por muito tempo foi o terror das defesas em quase todos os níveis de distância de combate. Porém, com o nerf de seu gadget principal, Glaz acabou caindo no esquecimento e hoje está entre os três menos utilizados do Siege.

Fonte: Ubisoft / Rainbow Six (Data: 07/02/2021)

Isso quer dizer que ele é um completo inútil? Não! Esse pensamento não só vai contra tudo o que o Rainbow Six representa, assim como tenta refutar sem sucesso uma das frases do próprio Glaz. Há diversos momentos em que o agente da SPETSNAZ ainda é eficiente se usado da forma correta. Para isso é preciso ter criatividade e entender como a partida está funcionando. 

“A imaginação te mantém vivo.”

Timur “Glaz”

O Glaz é então um operador full meta no R6? Não, ele precisa ser utilizado com a consciência de que você estará abandonado estratégias padrões – como o uso de um Sledge ou Nomad. Sendo assim, além de saber o que está fazendo, o uso deste agente também requer bastante confiança. 

Utilizando o Glaz de forma agressiva 

Mesmo que os tempos de entry fragger do Glaz no R6 tenham ficado para trás, isso não quer dizer que ele não possa ser agressivo. Utilizá-lo para rushar um bomb é perigoso e requer um alto grau de habilidade, mas é possível de ser feito. No guia do Nerd Engenheiro essa prática é levada em consideração, afinal o dano da OTs-03 é suficiente para obliterar seus inimigos (71 por bala). 

Para utilizar o Glaz de forma mais agressiva, você precisa ter uma coisa em mente: estar sempre com a mira levantada para onde podem estar os inimigos. Diferente de outras armas com mobilidade mais ágil, a OTs-03 demora demais para se puxar a mira. Portanto, é preciso estar preparado para a trocação a todo momento e duas balas no peito poderão já ser suficientes. 

Glaz também possui a frag em seu arsenal, que pode ser utilizada para plays agressivas | Fonte: Rainbow Six (Data: 07/02/2021)

Saber a hora de trocar a mira normal pela Mira de Precisão (gadget) também é um fator crucial. Em curtas distâncias, o zoom pode atrapalhar demais. Isso quer dizer que se você quer utilizar o Glaz com mais frequência, é preciso praticar bastante com ele no Campo de Treinamento. Fazer um round apenas com a mira simples e outro com o gadget pode ser um diferencial. 

Controlando as rotações com o Glaz no R6 

Já falamos sobre a capacidade de “comer o mapa” com o Glaz, mas o que a Ubisoft realmente pensa para o operador é que ele seja um controlador de área. Assim como Capitão ou Gridlock, o russo serve muito mais para segurar zonas do que para invadir bombs sozinho. No entanto, seu uso é completamente diferente.

O bom posicionamento do operador nesse tipo de utilização é essencial, do contrário você estará limitando suas oportunidades. Jogando mais recuado, as janelas podem ser entradas chave – como as janelas duplas no bomb superior do Consulado. Além de ter uma mira adequada para combates de média e longa distância, a mira térmica auxilia a combater inimigos que estejam atrás de pixels

A Granada de Fumaça se torna ainda mais essencial nesse caso, pois em um confronto em que você não se sinta confortável elas podem retardar o combate. Isso faz com que você tenha tempo para respirar e ainda tem a vantagem da Mira de Precisão. E para quem acha que ela perdeu todo o seu poder após o nerf, um buffy recente deu muito mais tempo de movimentação para o Glaz. 

A mira também ajuda a “caçar” inimigos escondidos em pequenos pixels | Fonte: Rainbow Six (Data: 07/02/2021)

Melhores mapas do Glaz 

Segundo o Gregor em seu guia de Glaz, aquele que deve ser o melhor mapa para o operador é Banco. Com a possibilidade de ter boa visão do bomb do CEO, o russo leva vantagem nas trocações e pode se posicionar em diversos locais para marcar rotação. Mesmo que o bomb esteja em no primeiro andar, ainda assim ele pode fazer uma limpa na parte superior do mapa. A exceção fica para o cofre. 

Litoral e Parque Temático também são opções viáveis. No primeiro é preciso saber que o close combat vai acontecer, ou seja, deve-se estar preparado para tudo. Já no segundo é preciso ter boa abertura de paredes reforçadas (como no bomb do trono) para que a visão esteja limpa para o Glaz atuar. 

Por fim, Café Dostoiévski também é um ótimo lugar para o Glaz. Com seu excesso de janelas e visões claras para diferentes pontos, um bom posicionamento com o operador pode ser um diferencial. Além disso, esse mapa é bem grande e a sniper pode levar vantagem em diversos confrontos contra operadores como Bandit ou Lesion

Mapas com muitas paredes varáveis também podem ser bons para o operador | Fonte: Rainbow Six (Data: 07/02/2021)

Atualmente o Glaz é bastante situacional e mesmo que seja bom utilizado em diferentes lugares, ele deve servir como elemento surpresa. O russo possui apenas um counter em jogo (Warden), mas suas desvantagens e o fato de tirar alguém mais importante do meta são seus principais contras. Portanto, ao utilizar o operador tenha a confiança no que está fazendo. 

Leia mais:

+ Rainbow Six – Configurando as opções do Campo de Treinamento

+ Rainbow Six – Como melhorar a mira e agilidade no Siege?

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: