Se você chegou até este artigo com certeza é porque está com um grave problema de desempenho de quadros por segundo no seu Rainbow Six Siege. Para a sua felicidade e a de muitos outros jogadores, existem maneiras de aumentar o número de FPS do R6 para que você obtenha melhores resultados no game.
Para isso, será necessário realizar algumas ações e ir observando como seu PC se comporta com elas. Lembrando que este artigo traz informações considerando que todos os drivers do seu PC estão atualizados, principalmente o referente a placa de vídeo. Preparado para continuar?
+ Rainbow Six – Glaz ainda é um operador viável?
Passo 1 – Fatores externos:
Antes de abrir o Rainbow Six em busca de aumentar seu FPS no game da Ubisoft, primeiro vamos falar dos fatores externos. É preciso adotar algumas práticas para que seu aproveitamento seja máximo na hora de ganhar novos frames e chegar aos sonhados 60 FPS – quem sabe até mais!
Desfragmentação de disco
Sim, desfragmentar o disco é basicamente uma regra base para qualquer pessoa que mexa bastante no computador. Isso porque é essa ação que leva a organização dos arquivos para que eles possam ser melhor aproveitados pela memória. Sem a desfragmentação, seus arquivos podem ficar soltos em diversas partes do HD e isso leva a uma demora no carregamento deles – diminuindo o desempenho do game.
Como fazer para desfragmentar? A maneira mais básica de se realizar essa tarefa é clicando em “Iniciar”, em seguida pesquisar por “Desfragmentar e Otimizar Unidades”. Uma ferramenta nativa do Windows irá aparecer e nela você deve primeiro “Analisar” e em seguida “Otimizar”. Vale ressaltar que todos os aplicativos precisam estar fechados.

Para manter tudo em ordem, você pode realizar a desfragmentação em um período de três em três meses.
Passo a passo: Iniciar > Desfragmentar e Otimizar Unidades > Analisar / Otimizar
Otimização de tela inteira
Depois de realizar uma desfragmentação adequada, o que você deve fazer a seguir é desligar a ferramenta de otimização de tela inteira. Isso irá garantir uma melhor performance da sua tela, que por consequência lhe dará mais FPS no R6. Para isso basta você entrar na pasta do game e no arquivo de inicialização clicar com o botão direito do mouse. Em seguida clique em “Propriedade”.

O próximo passo é encontrar e ir para a aba de “Compatibilidade” e clicar em deixar um check no item “Desabilitar Otimização de tela”. Aplique a alteração e a ação estará completa. Abaixo você pode ver os atalhos para o processo.
Caminho para arquivo:
Steam: C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common *
Ubisoft Connect: C:\Program Files (x86)\Ubisoft\Ubisoft Game Launcher\games *
*Em ambos buscar pela pasta do Rainbow Six.
Passo a passo: Pasta > Propriedade do .exe > Compatibilidade > Desabilitar Otimização de tela > Aplicar
Painel da placa de vídeo
A última coisa que você precisa fazer antes de iniciar o seu game é tentar aumentar a prioridade da sua placa de vídeo para o game. Assim você consegue ajudar no aumento dos FPS no R6. O exemplo que será dado aqui, no entanto, é exclusivo para computadores que possuam uma placa da Nvidia.
Você pode seguir passos semelhantes em outras placas ou buscar uma otimização personalizada. Um exemplo está neste vídeo do Canal Humilde, em que ele cita um processo para performance na placa de vídeo da AMD.
Seguindo o processo para a NVidia, você deve clicar com o botão direito no fundo do seu desktop e selecionar a opção “Painel do controle da Nvidia”. Na janela que irá se abrir selecione “Gerenciar as configurações em 3D” e clique na segunda aba: “Configuração do programa”. Na sequência busque pelo programa do Rainbow Six e abra suas opções.

Você irá alterar as seguintes opções: “Filtragem de Textura – Qualidade” e “Modo de Gerenciamento da Energia”. Ambos devem estar em “Alto Desempenho” e “Preferência por desempenho máximo”, respectivamente. Com isso você dará prioridades de desempenho para o Rainbow Six.
Passo a passo: Desktop > Painel de Controle Nvidia > Gerenciar as configurações em 3D : Configuração do Programa > Filtragem de Textura – Qualidade / Modo de Gerenciamento da Energia > Alterar ambos para alto / máximo desempenho
Passo 2 – Fatores Internos:
Depois de realizadas as tarefas fora do Rainbow Six, o que você precisa fazer agora é abrir o game e “brincar” com as suas configurações. Em primeiro lugar é preciso dizer que cada PC terá sua particularidade, portanto é necessário testar algumas configurações antes de seguir tudo à risca.
Diminuição de resolução
A recomendação é que você sempre mantenha a resolução do seu monitor, portanto se ele for um HD 1280×720 o ideal é que seja mantida essa configuração. No entanto, você pode diminuir essa resolução para ganhar em performance. Aqui o equilíbrio precisa existir entre o que você considera incômodo, afinal diminuir a resolução lhe dará desvantagens imagéticas e até um certo desconforto.

Passo a passo: Rainbow Six > Opção > Exibição > Resolução
Desligando ferramentas
VSync: essa ferramenta deve ficar desativada. Na maioria dos casos ela irá gerar um gargalo de informações que ao ser mal processado irá lhe causar perda de FPS no R6 e até mesmo em outros games.
Oclusão de Ambiente: mantenha essa opção desativada. Se o seu objetivo é o aumento de FPS no R6, deixar esse item ligado só fará com que sua placa de vídeo precise de mais esforço para processar os dados. A performance deve ser a grande prioridade e se você deseja que algum item do game fique “bonito” escolha opções como “Qualidade de Sombreamento” ou “Qualidade de Contraste”.
Efeito de Lente: deixe esse item desabilitado. Além de obter mais informação na lente durante o zoom (o que não é ideal a competitividade), você só estará dando à sua sofrida placa de vídeo mais carga de processamento.
Anti-Aliasing: outro ponto que deve estar desativado. Esse item melhora bastante a qualidade do game, mas não garante performance. Em determinados casos, não será possível desativar devido ao próprio rendimento do PC. Nessas situações, deixe apenas o T-AA ativado e preze por quantidades altas de renderização de escala e nitidez.
Diminuindo os gráficos
Essa é a questão mais óbvia do artigo, mas que está totalmente entrelaçada com a performance. Diversos Pro Players de Rainbow Six diminuem a qualidade de seus jogos para obter melhor taxa de quadros, mesmo tendo computadores poderosos. Isso está ligado ao fato de que processando menos dados, você obtém melhor atualização.
Portanto, se seu PC roda o Rainbow Six no máximo, pense em colocar a maior parte de seus gráficos no médio. Se é no médio que o PC roda, coloque algumas opções no mínimo. Questões como sombra, contraste e reflexo devem ter prioridade para permanecerem “altas”. Isso porque elas dão vantagem no game. Mas, outras podem ser diminuídas.
Fazendo todas essas alterações você irá aumentar o FPS do seu R6. Valendo ressaltar que cada PC pode ter um ganho diferente, sendo que no final das contas planejar um upgrade para o seu computador é a melhor opção de todas.

Leia mais: