ESPORTS NEWS

Confira nossa entrevista com um executivo do FootballTeam – O novo jogo de futebol que conquista multidões!

A história do futebol nos videogames é bem antiga. Desde 1973, com “Soccer”, da Taito, o esporte vem marcando presença com títulos cada vez mais impressionantes, que fazem a alegria dos amantes da bola. Atualmente, FIFA e PES são os nomes da vez, mas FootballTeam chega ao páreo trazendo uma nova ideia, prometendo fazer uma revolução na categoria! Disponível agora em toda a América Latina, o título é jogado diretamente pelo navegador, seja através de um computador ou celular.

Para nos contar mais sobre essa revolução, vamos dar as boas-vindas ao nosso convidado de hoje, Jeremias Schmidt, do FootballTeamGame.com. Conversaremos aqui sobre o jogo, suas características, pontos positivos e negativos. Esperamos que nosso convidado nos dê todos os detalhes sobre esta nova febre!

PN: Como vai, Jeremias?

JS: Muito bem, obrigado. É um prazer estar aqui com vocês!

PN: Então, Jeremias. Que tal começarmos com uma breve introdução. Quem é você e qual é o produto que ajudou a criar?

JS: Meu nome é Jeremias, trabalho no departamento de Marketing da FootballTeamGame.com. FootballTeam é um jogo de futebol para navegador com elementos de um MMORPG.

PN: O que torna o seu jogo diferente de todos os outros jogos de futebol?

JS: É simples. No nosso game, todo jogador na tela é uma pessoa real. Uma equipe é formada por 11 seres humanos, o que torna o jogo mais social do que FIFA, PES ou Football Manager. Isso também faz com que nosso jogo seja mais difícil do que os que eu mencionei. No FIFA e no PES, tudo o que você precisa fazer é controlar seu jogador ou um time, e o resultado é baseado em quão habilidoso você é. No Football Manager, são 11 bots contra 11 bots.

Já no FootballTeam, você não tem muito controle. Você vence pela cooperação, tática, preparação e gestão de recursos humanos. Um time que se mantém unido e trabalha em conjunto para chegar à vitória vencerá aquele que tem grande talento individual, mas não tem espírito de equipe. Um esquadrão sem sinergia não vai chegar longe.

PN: Como você evolui no FootballTeam? O que significa “treinar”?

JS: É onde o jogo mais se assemelha aos MMORPGs. Você tem um sistema de habilidades bem desenvolvido que incluem: treinamento, coleta de itens, aprimoramento deles, treinamento de equipe, e muitos outros elementos. Usá-los em seu potencial máximo é o que dá poder ao jogador. Selecionar as habilidades corretas para treinar também é crucial.

PN: Temos visto várias acusações de que seu jogo é um típico pay-2-win. Isso é verdade?

JS: (risos) Claro que não. FootballTeam é baseado em um modelo freemium. Isso significa que há conteúdo pago, mas não é necessário. Em servidores mais antigos, existem muitos jogadores que nunca gastaram nada no jogo.

Além disso, existem muitas maneiras dos jogadores obterem a moeda premium, como negociar itens no mercado, ganhar Duelos de Drible, concursos nas redes sociais e etc. Você não precisa pagar um único centavo para chegar ao topo. O que importa é o engajamento, a consistência e o esforço.

As acusações vêm de quem quer estar no topo com um mínimo de esforço. É como se formos comparar um jogador que mal treina ao Cristiano Ronaldo, que mora num campo de futebol, praticamente. Todo o seu estilo de vida gira em torno da melhoria – treinamento, nutrição, comportamento, etc. Ele nem mesmo troca as lâmpadas em sua casa para não correr o risco de se machucar.

PN: Obrigado pela resposta. Outro tópico polêmico é a engine do jogo. Como funciona e por que as pessoas odeiam tanto?

JS: Ah, a engine … Um clássico. O mais importante é entender como funciona. É baseado na probabilidade. Ter um OVR mais alto não garante automaticamente uma vitória. O resultado final é gerado pelo cálculo de diversos fatores.

Por exemplo, uma equipe com OVR mais baixo, mas que tem jogadores com as habilidades cruciais melhores terá uma chance maior de vencer do que uma equipe que tem OVR mais alto, só que com piores habilidades cruciais. O goleiro não precisa de alta capacidade de finalização e o atacante não precisa de altos valores de defesa. 

O OVR absoluto costuma ser enganoso na avaliação da força de uma equipe ao todo.

A decepção e a raiva surgem quando um time com maior OVR perde pontos contra oponentes teoricamente mais fracos. Mas ninguém reclama quando derrota um oponente com um OVR mais alto. Na verdade, estatisticamente, isso não acontece com tanta frequência. 

De acordo com o resumo da temporada passada, o azarão venceu em apenas 2% das partidas. E um time com maior OVR (+1 pelo menos) não venceu em 15% dos jogos. É informação pública, portanto não entendemos as reclamações.

PN: Perfeito! Jeremias, na sua opinião, qual é o forte do FootballTeam?

JS: É o aspecto social do jogo, com toda a certeza. Pessoas se unindo, cooperando, interagindo umas com as outras é o que mantém a maioria dos jogadores apegados ao FootballTeam. 

Ver o pessoal se reunindo no Discord, TeamSpeak ou Skype para assistir à partida juntos, é realmente incrível. Honestamente, os jogadores do topo não estão no jogo por causa da emoção da partida, dos troféus ou dos campeonatos. Eles estão lá por causa das amizades. É o que mais difere nosso jogo dos outros.

PN: E qual é o ponto fraco?

JS: É uma pergunta difícil (risos). Você quer que eu critique meu produto?

PN: Eu só quero tornar esta entrevista o mais natural possível.

JS: Claro. Bem … Deixe-me pensar. Na minha opinião, seria a falta de ação. As pessoas que vêm para o jogo esperam outro FIFA ou PES, onde você move seu joystick e executa dribles como os do Neymar, marcando gols, dando carrinhos e assim por diante. Gostaríamos de dar aos jogadores a possibilidade de assistir ao jogo como no Football Manager também.

No entanto, estamos trabalhando para adicionar novos módulos o tempo todo que tornarão o jogo mais divertido e acessível para todos.

PN: Obrigado por uma resposta tão honesta. Quais serão os próximos passos da sua empresa?

JS: Nosso sonho é ter servidores em todo o mundo, em todos os países que amam futebol tanto quanto a gente. Então, poderíamos organizar uma Copa do Mundo  – uma batalha entre servidores. É um longo caminho a percorrer, mas estamos fazendo todos os esforços possíveis para chegar lá.

PN: Estamos quase acabando a nossa entrevista. Você tem mais alguma coisa para dizer ao público?

JS: Tenho uma última mensagem para todos vocês que pensam em jogar o nosso jogo: divirtam-se! Hoje em dia é normal as pessoas levarem tudo a sério e se estressar  com os resultados, mas o foco aqui é fazer amigos e comemorar juntos. 

Ainda mais nesse período de pandemia onde sentimos tanta falta de contato humano. Então aproveitem o FootballTeam, pois além do futebol, vocês vão encontrar amizades para a vida toda!

PN: E com essa mensagem positiva, estamos encerrando a nossa entrevista.

Obrigado, Jeremias, por se juntar a nós e nos dar uma visão sobre o FootballTeam. Estaremos na torcida para que tudo dê certo!

JS: Obrigado por me receber aqui. Até breve!



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



%d blogueiros gostam disto: