ESPORTS NEWS

A importância e o impacto dos eSports no mundo dos games

O lado competitivo dos games vem ganhando cada vez mais espaço espaço na mídia. E não é por menos, já que trata-se de um mercado que movimenta milhões de dólares e atrai muitos patrocinadores em busca de divulgação e alcance de um público novo.

Os eSports possuem grande importância na divulgação e crescimento do mundo dos games, e com números assustadores de visualizações; no ano de 2020, por exemplo, foram registradas mais de 900 milhões de views apenas levando em conta os campeonatos referentes aos games League of Legends e Counter Strike – GO, os 2 mais assistidos da lista.

Não seria exagero dizer que a nova era de canais de esportes será composta por canais de eSports, com o acúmulo de visualizações que as transmissões atingem ano após ano e a “concentração” desse público estar basicamente na Twitch e YouTube, não deve demorar muito para que competições de jogos sejam levadas à outro nível.

E não só virtualmente que esse fenômeno junta várias pessoas apaixonadas pelo game e pelos jogadores. Assim como acontece nos esportes físicos, os eSports movem legiões de pessoas que lotam estádios para acompanhar os melhores times do mundo em campeonatos com premiações milionárias. Um destes campeonatos, o IEM Katowice, um dos maiores de CSGO, reuniu durante 2 dias um total de 173 mil pessoas presentes na Spodek Arena, que fica na Polônia; um público que cresce ano após ano.

Alguns jogos estão chamando atenção neste cenário por ter um potencial de crescimento muito grande, e que devem ser observados e incentivados para que cheguem no nível dos atuais grandes eSports do mundo.

Este artigo irá explorar alguns destes jogos com um grande potencial de crescimento, que talvez você nem conheça, mas que deveria passar a conhecer.

Valorant

Todos sabemos do grande potencial que tem um jogo competitivo na mão da Riot Games. League of Legends é o game online competitivo mais famoso e de maior sucesso no Brasil e no Mundo, com um Marketing muito bem estruturado, grandes organizações e jogadores com uma fanbase enorme, o cenário cresce dia após dia. 

Agora imagine um jogo aos moldes do CS:GO (o segundo maior game de todo o cenário competitivo) e some com o público do League of Legends. Parece até loucura um jogo que consegue misturar estes 2 cenários tão distintos, mas é exatamente isso que a Riot Games está pretendendo com Valorant. E digamos que vem dando muito certo.

Em pouquíssimo tempo de vida, Valorant já possui um cenário super estruturado com vários campeonatos e investimento de organizações fortíssimas, como FaZe, TSM, Liquid, 100T, G2, Fnatic, NIP, Cloud9, GenG, Luminosity, entre outras. O cenário brasileiro ainda é pequeno em relação ao que pode se tornar, porém, já foi anunciado que em breve teremos campeonatos “mundiais”, e com uma boa participação do Brasil nestes torneios, algumas organizações de eSports podem acabar investindo em line-ups brasileiras, algo semelhante com o que ocorreu com Rainbow 6: Siege, por exemplo, onde existem diversas line-ups brasileiras de organizações estrangeiras.

Além disso, o cenário conta com grandes streamers/influenciadores, e os times com diversos ex-jogadores profissionais dos mais diversos games, como: Apex Legends, Fortnite, PUBG, League of Legends, CSGO, entre outros, o que acaba facilitando na vinda de espectadores desses jogos para o Valorant.

Rocket League

Rocket League é um jogo que foi lançado em 2015, e desde aquele ano já surgiram diversos campeonatos oficiais. Porém, até o ano de 2019 não chegava a ter grande um sucesso em seu cenário competitivo. Mas com o aumento de streamers, a inclusão de cross-platform e com a desenvolvedora (Psyonix) transformando o jogo em free-to-play, várias pessoas foram atraídas para o jogo, e isso acabou acarretando diretamente na quantidade de campeonatos e no valor de suas premiações.

Desde então, Rocket League acabou se tornando uma potência dos eSports no mundo. Só no mês de março deste ano, o game esteve no top 3 dos eSports mais assistidos na Twitch, com 9,6 milhões de horas assistidas.Com esta marca, mais pessoas são atraídas para o jogo, tanto players quanto espectadores, graças a um forte investimento de organizações competitivas devido ao fenômeno que este jogo vem se tornando. No mês passado, a FaZe Clan anunciou uma lineup de Rocket League e se juntou a outras organizações que já investiam no cenário há algum tempo.

FootballTeam

Futebol é talvez o esporte mais assistido no mundo, com milhões de fãs acompanhando todos os jogos de seus times do coração. Porém, jogos de futebol não possuem um cenário muito grande dentro dos eSports. E isso não se dá à popularidade dos jogos, afinal títulos de futebol são muito vendidos e conhecidos, mais até do que muitos dos jogos que possuem um cenário competitivo gigante atualmente.

Talvez isso se dê pelo fato de campeonatos de futebol eletrônico serem compostos por duelos 1v1, o que pode não parecer muito atrativo, já que todos os competitivos bem estruturados atualmente possuem coletividade em time. Mesmo assim, clubes grandes possuem representantes no cenário, como PSG, Wolfsburg, Ajax, Roma, entre outros times e marcas de expressão. 

Porém, existe agora um novo jogo de futebol que pode acabar com este problema; FootballTeam é um game em que cada um dos jogadores presentes no time são controlados por pessoas reais. Então num eventual campeonato, teríamos confrontos de 11×11, algo nunca visto antes.

Outra funcionalidade deste título que seria um destaque para o cenário de eSports está relacionada à sua gameplay. Isto porque os jogadores não controlam diretamente os jogadores. Seria uma batalha de estratégia e dedicação para ver qual time treinou mais ao decorrer da temporada, e qual time possui as melhores táticas de jogo e formação, fazendo com que o jogo torne-se igual ao futebol real; isso poderia revolucionar o cenário dos campeonatos de Futebol eletrônico, e ainda trazer um público totalmente diferente para o mundo dos eSports.



Quer desenvolver o hábito da leitura mas não quer largar os games? Trouxemos um vídeo que fala dos 7 livros de jogos que você pode começar a ler e ainda entender um pouco mais sobre o seu universo favorito!





Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no universo gamer.



%d blogueiros gostam disto: